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Me sinto um refém do meu atual sistema de ERP

Com frequência atendemos empresas interessadas em migrar de sistema de ERP. Em geral, essas empresas estão em uma relação muito desconfortável com seu atual fornecedor, onde se sentem verdadeiros reféns, com atendimento de baixa qualidade, software engessado e que sempre se garante em um contrato com pesadas multas de rescisão.

Foi especialmente por casos como esse que preparei esse artigo onde viso te alertar para o caso de você estar prestes a entrar numa cilada dessa. Além disso, tentarei te ajudar caso sua empresa já tenha entrado nessa emboscada.

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A história que ouvimos sobre sistema de ERP é mais ou menos assim

Minha empresa precisava de uma melhora nos processos financeiros e buscamos um sistema ERP que nos ajudasse a ter mais controle sobre a nossa operação. Fomos ao mercado e optamos por uma empresa com “nome no mercado“.

Em geral, o sistema parecia atender muito bem minhas necessidades e mesmo com a implantação, que deu bastante trabalho, o “casamento” deu muito certo. Até aí parecia um conto de fadas com direito até a um “e foram felizes para sempre”.

Um tempo se passa e num belo dia chega a notícia de que a minha versão seria descontinuada. Aquela versão que eu adaptei perfeitamente à minha operação e que me custou horas e mais horas de investimento em customização. Até então, eu não vi muita gravidade nessa situação.

A partir desse momento vem a minha primeira surpresa. Caso eu migre, tudo que investi para que o sistema se adequasse as minhas operações, ainda assim, não ia mais funcionar. Minhas opções? Não…minha ÚNICA opção é reinvestir e desenvolver tudo do zero novamente.

Outra surpresa é que para cada nova de versão que surgisse, eu precisaria pagar um consultor externo para atualizar o software, ou seja, investiria novamente na implantação e na capacitação dos meus colaboradores também.

E mesmo quando eu não precise atualizar nada, ainda assim, eu percebo que a empresa se preocupa muito mais em me vender licenças do que me atender no pós-venda.

Todo problema que surge no sistema, o processo é o seguinte: é necessário ligar para um 0800, explicar algumas vezes seu problema para um primeiro atendente, que em geral, não entende do que estou falando. Se já não fosse um problema grande o suficiente, todo retorno de um chamado demora de 3 a 5 dias úteis.

Bem, além disso tudo, eu vi, durante a demonstração, que o software era extremamente completo e que eu gostaria muito de ter todos esses processos dentro da minha empresa. Entretanto, depois de mais ou menos um ano usando o software, consigo perceber que uso apenas 10% da solução, mesmo que esteja pagando por 100% dela.

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É neste momento que os clientes percebem que chegou a hora de mudar de Sistema ERP e que o quanto eles estão pagando não está fazendo jus a todo o benefício esperado. A partir daí, começa um novo martírio.

Ao entrar em contato com o fornecedor do ERP e solicitar o cancelamento, o cliente é avisado que, para sua surpresa, existe uma multa de fidelidade que é renovada a cada ano. Para cancelar no meio do contrato a fornecedora exige o pagamento de uma multa altíssima. Nesse momento o cliente se sente no desenho animado caverna do dragão, entrou e nunca mais sai.

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Nem tudo está perdido

Pra começar, falarei com clientes que ainda não possuem um sistema de ERP em suas operações mas pensa em adquirir em breve.

Primeiro de tudo, pesquise exaustivamente! Falo isso porque o crescimento do mercado de ERP trouxe consigo alguns fornecedores que não são, exatamente, leais com seus clientes.

Por isso, procure conhecer a fundo suas funcionalidades e qual a real necessidade de cada uma delas para a sua empresa. Além disso, informe-se sobre políticas de cancelamento e peça que toda informação seja formalizada.

Outro ponto de atenção diz respeito ao pós-venda da empresa que irá fornecer o ERP ao seu negócio. Para isso, peça referências e entre em contato com outros clientes procurando saber, justamente, sobre o atendimento, a implantação e tudo que possa lhe parecer interessante dentro de uma parceria comercial como essa.

Agora, crucial mesmo, dentro de todo esse processo, é conhecer a flexibilidade da solução. Falo isso para evitar, justamente, os retrabalhos caso exista descontinuação de versões ou mesmo o pagamento injusto.

Já para clientes que já adquiriram um sistema de ERP e estão insatisfeitos minha dica é trocar de sistema o quanto antes, de preferência, de maneira tranquila e transparente.

Entretanto, como vimos, nem sempre as empresas são idôneas com seus clientes, por isso, de acordo com a Lei 12281, de 22 de fevereiro de 2006, caso no contrato firmado entre as partes exista uma cláusula de cancelamento onde seja constatado um desequilíbrio e uma desvantagem exagerada para o consumidor, a cláusula pode ser anulada.

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Conclusão

Na ERPflex não trabalhamos dessa forma, aqui os clientes não são reféns, são nossos parceiros.

Veja, somos uma solução 100% SaaS, o que significa que todo nosso processo é desenvolvido e voltado para a internet. Ou seja, o sistema não requer qualquer tipo de instalação local e específica para cada cliente, as customizações são altamente flexíveis e adaptáveis de cliente para cliente, a implantação é eficiente, o foco do sistema é o cliente e o fornecimento do serviço não envolve qualquer pagamento de licenças.

Por fim, é preciso que fique claro que o SaaS, como um todo, funciona por meio de um navegador de internet e segundo o Portal ERP, o SaaS é benéfico para empresas que desejam crescer e se modernizar, criando, inclusive, vantagem competitiva no seu nicho.

Em outras palavras, tudo que foi desenvolvido exclusivamente para o seu negócio se mantém a disposição dos gestores e colaboradores a partir de qualquer dispositivo ligado à internet. Além disso, na ERPFlex, tudo que foi customizado para que a ferramenta fosse aderente ao seu modelo de negócio não se perde caso seja desenvolvida uma nova versão, isso sem falar que todos os nossos clientes usam a mesma versão, resultando numa padronização que otimiza tempo e esforços.

E aí, com seu sistema de ERP você já passou por alguma situação parecida com as que relatei aqui? Compartilhe conosco sua história.

 

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