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7 dicas para melhorar seu desempenho na prospecção de clientes por telefone

Apesar da chegada de outras tecnologias e canais de atendimento, a prospecção de clientes por telefone ainda é uma das formas mais eficientes para se obter sucesso no ciclo de vendas. Entretanto, como o mercado e o consumidor estão em constante transformação, também é necessário adequar a maneira de fazer o contato: é preciso ser rápido e objetivo para converter as chamadas de prospecção em oportunidades de negócio.

 

Basicamente, a prospecção de clientes por telefone por objetivo marcar um encontro presencial. Portanto, é preciso ter uma boa estratégia na hora de convencer o seu prospect. Essa não é uma tarefa fácil, nós sabemos. Por isso, neste post, daremos 7 dicas para aumentar suas chances de conseguir agendar reuniões. Confira!

 


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1. Informe-se sobre a pessoa e a empresa antes de entrar em contato

 

É importante que você fale diretamente com a pessoa responsável por tomar as decisões da empresa. Prepare-se antes de ligar: faça buscas em sites de pesquisa, como o Google, e utilize as redes sociais para traçar o perfil da empresa e da pessoa com quem você irá conversar por telefone.

 

Pesquise o máximo que puder, afinal, quanto mais informações você tiver, maiores serão suas chances de descobrir quais são os desejos e expectativas do cliente, bem como diagnosticar os seus possíveis problemas. Desse modo, também será mais fácil construir um relacionamento pessoal, assim como oferecer o seu produto ou serviço mais adequado à determinada necessidade que ele expôs durante a conversa.

 

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2. Faça um roteiro prévio da prospecção de clientes por telefone

 

Defina um roteiro para cada ligação, incluindo a sua apresentação, os objetivos da ligação, e que formas você usará para direcionar a conversa a fim de avançar no processo de vendas. Faça perguntas que possam ser do interesse do cliente, mostrando interesse e atenção. Seja para agendar uma reunião, compreender melhor o processo de compra da empresa, ou para fechar uma venda, não cometa o erro de elaborar um único roteiro para toda prospecção de clientes por telefone – cada um tem a sua particularidade e necessidades específicas.

 

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3. Seja rápido e objetivo

 

Considerando que o cliente pode ter inúmeros compromissos e assuntos para resolver ao longo do dia, é importante que você tenha a consciência de que não pode desperdiçar o tempo dele. Por isso, seja rápido, focando em seu principal objetivo, que é marcar um encontro presencial para fechar o negócio.

 

Procure oferecer sempre duas opções de horários para as visitas. Isso aumentará consideravelmente as suas chances de conseguir uma data, antes que o prospect apresente alguma objeção.

 

Outra dica importante é, ao sugerir o horário para a reunião, escolher horas com minutos, ao invés de horas exatas. Por exemplo, marque a reunião às 17h45 ao invés de 17h00. É uma forma de dar mais ênfase a seriedade à reunião.

 

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4. Preste atenção no início da conversa

 

Levando em consideração que o tempo de conversa deve ser curto e objetivo, você terá que se esforçar para ganhar o respeito de seu prospect durante a ligação. Os primeiros 20 segundos são decisivos para a prospecção de clientes por telefone: nesse momento, você deverá demonstrar sua experiência e prender a atenção da outra parte.

 

Fale algo que dê a entender que você pesquisou antes de ligar. Mostre-se disponível a ajudar, buscando fazer perguntas qualificadas e relevantes para descobrir quais são principais necessidades e problemas enfrentados pelo cliente, e como o seu produto ou serviço poderá solucionar essas questões.

 

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5. Use as palavras certas

 

Além de usar um bom tom de voz, procure escolher adequadamente as palavras que irá usar. Não utilize expressões que possam dar margem para o cliente encerrar a conversa. Faça perguntas que possam gerar o seu interesse.

 

É um equívoco acreditar que você deve “tratar o outro como você gosta de ser tratado” ao invés de “tratar o outro da forma que ele gosta de ser tratado”. Conheça o seu prospect, identifique qual o seu perfil e como falar com ele de uma maneira que prenda sua atenção.

 

Anote tudo o que ele disser e molde seu discurso de vendas a partir dessas anotações. Quanto mais coerente estiver a sua conversa com a expectativa do prospect, maiores serão a chances de converter a chamada em uma oportunidade de negócio.

 

Para desenvolver a conversa, use as informações coletadas em sua pesquisa. Seu diálogo deverá ser colaborativo, através de perguntas abertas, cujas respostas não serão somente “sim” ou “não”, mas darão a oportunidade para que o prospect se expresse e fale sobre suas expectativas, desejos e necessidades. Este será um excelente material para você usar no restante da conversa.

 

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6. Não desista na primeira objeção

 

Apesar de estressante, trabalhar com vendas exige uma atitude positiva, especialmente quando o prospect lança um obstáculo já no início da conversa. Muitas vezes, uma objeção é um sinal de que o cliente tem interesse em fazer negócios com você, mas ainda falta algo para confirmar a sua decisão.

 

Se a objeção for falta de orçamento, tempo, necessidade, ou qualquer outro argumento, ofereça o seu produto ou serviço como uma possível solução para os problemas apontados, sempre mostrando confiança no benefício proposto.

 

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7. Venda somente no final da conversa

 

Até o final da sua prospecção de clientes por telefone, você já terá todas as informações pertinentes para se posicionar e construir um raciocínio pautado nas necessidades evidenciadas durante a conversa. Deixe para o final a argumentação de como o seu produto ou serviço poderá solucionar os problemas do seu prospect, partindo então para o agendamento de uma reunião.

 

Agora que você já sabe como fazer uma prospecção de clientes por telefone, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus amigos que podem precisar da mesma informação!

 

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