O portal do representante, assim como o portal do revendedor, vem se tornando tendência dentre as empresas, não somente no Brasil, mas em todo mundo.
O motivo para que as empresas estejam optando por essa inovação é aumentar suas vendas e transformar suas marcas em referências nos seus segmentos, contando com a ajuda da tecnologia, que por sinal, está em constante avanço.
Além disso, a criação destes portais acompanha uma outra tendência que está mais ligada à maneira como as pessoas se relacionam com o tempo e a qualidade, ou seja, eles buscam por interações onde a comunicação, embora sucinta, se faça de forma mais completa e de maneira a se tornar mais ágil e eficiente.
Sendo assim, podemos explicar, de forma simplificada, que o portal do representante é um canal de comunicação entre a empresa e os representantes de vendas.
Qual a função do representante?
Antes mesmo de adentrarmos mais profundamente nas funções do portal de vendas, precisamos deixar claro a responsabilidade e a importância de um representante, que por sinal, vai além do que a maioria das pessoas entendem como sendo sua função, que é vender!
Entretanto, ele significa muito mais para a empresa representada do que apenas números, isso porque ele realiza uma busca incansável por novos clientes e é o grande responsável por fazer com que os produtos ou serviços cheguem a cada um de desses compradores. Portanto, levando em consideração que, uma grande parte da sua responsabilidade é ser a ponte entre empresa e clientes, ele também possui a responsabilidade de manter a imagem da marca levando em consideração sua missão e seus valores.
Com relação às vendas em si, antes mesmo de começar uma negociação, é função do representante conhecer muito bem o produto ou serviço com o qual trabalhará, e claro, conhecer seu público alvo. Levando em consideração que cada venda gera algum tipo de custo para a empresa (como por exemplo com telefone, internet, gasolina, salários, etc), a questão de acertar o público alvo passa a ter uma importância cada vez maior.
Justamente por isso, em geral, as empresas tendem a contratar representantes que possuam experiência no ramo e, por consequência, possuam uma carteira de clientes.
Outra peculiaridade dos bons representantes é que, em geral, por conhecerem os prós e os contras dos produtos ou serviços vendidos, eles não “empurram” a venda a qualquer custo. Esse tipo de venda forçada tende a gerar uma grande taxa de cancelamentos e devoluções que, nos dias de hoje, acabam tomando grandes proporções através da viralização de reclamações nas mídias sociais.
Qual a importância do portal do representante?
Bem, entendido que o representante é aquela pessoa que ajuda a propagar a empresa, elevar a popularidade da marca e o aumento de vendas, podemos explicar qual a função do portal do representante, tanto do ponto de vista do vendedor, quanto do ponto de vista da empresa.
Os portais, em geral, são desenvolvidos de maneira a oferecer uma permissão on-line através de login e senha, onde o usuário passa a ter acesso a um ambiente restrito alocado na internet. Tendo como principal função a comunicação, o portal do representante disponibiliza diversos tipos de conteúdo contendo detalhes técnicos sobre utilização e aplicação de produtos (como catálogos, por exemplo), bem como suas apresentações, treinamentos e cursos, notícias sobre o ramo de atividade e assim por diante.
Além disso, a comunicação direta também é foco do portal do representante, desta maneira, representantes podem tirar dúvidas e enviar sugestões à empresa.
Outro ponto positivo dos portais é que em geral, eles oferecem um sistema de gestão que visa facilitar o dia a dia do representante e da empresa. Esse tipo de sistema, oferece, por exemplo, a possibilidade de o representante ter acesso ao estoque da empresa, desta maneira, não existe o risco de vender algum produto que não esteja em estoque, ou mesmo, dar ênfase e criar campanhas para algum produto que esteja com um estoque acima do considerado como sendo saudável.
O sistema de gestão ainda oferece a oportunidade de o representante consultar suas vendas, suas metas, emitir relatórios e até mesmo, registrar possíveis reclamações realizadas por seus clientes.
De forma clara e sucinta, todas essas ações visam um objetivo específico para a empresa: o aumento do lucro!
Escrevemos um artigo que explica, de maneira mais aprofundada, sobre a profissão Representante de vendas.
Como criar um portal?
Para criar um portal do representante é necessário contar com uma estrutura básica e é disso que falaremos neste item.
Num primeiro momento, será necessário que o portal seja desenvolvido, para isso, um desenvolvedor pode ser contratado, entretanto, existem inúmeras agências que contam com uma estrutura melhor e que podem realizar essa tarefa oferecendo maiores garantias e suporte. O suporte, por sinal, é o setor que garante que o portal esteja sempre “no ar” e em pleno funcionamento.
Um ponto de atenção na estruturação do portal do representante é que ele deve contar com um sistema de gestão que possibilite as funções acima citadas, como a emissão de relatórios, consultas de vendas, comissões e controle do estoque.
Uma vez estruturada e em pleno funcionamento, num primeiro momento, será preciso realocar algum funcionário para que ele fique responsável pela interação com os representantes através do portal. É muito importante que a empresa faça o possível para responder aos questionamentos do representante o mais rápido possível, essa agilidade pode garantir uma nova venda!
Bem, esperamos que o portal do representante tenha sido bem esclarecido. Nos próximos artigos voltaremos a falar no tema, por isso, fique atento e assine nossa Newsletter. Para saber mais sobre sistemas de gestão que podem ser inseridos no seu portal do representante, entre em contato com um dos nossos especialistas.