Skip to content

O que é GPD? Conheça o Gerenciamento Pelas Diretrizes

imagem representativa de o que é gpd

As metodologias de gestão cumprem um papel fundamental na melhoria do desempenho e dos processos de uma organização. Por isso, é muito importante conhecer as diversas alternativas existentes. Uma delas é o GPD, que se destaca por auxiliar no alcance de metas e resultados. Mas o que é GPD e como ele funciona, exatamente? Neste artigo traremos a resposta para essas perguntas, bem como as vantagens e dicas de como aplicar esse método de forma adequada na sua empresa. Continue a leitura! 

O que é GPD?

GPD é a sigla para Gerenciamento pelas Diretrizes. Como o próprio nome já indica, é uma metodologia que foca no alinhamento das diretrizes de uma empresa, desdobrando as metas anuais em metas estratégicas e que sejam facilmente acessadas pelos seus funcionários. 

Basicamente, trata-se de tornar as metas da empresa alcançáveis para cada um de seus níveis, de forma que todos saibam seu papel para contribuir com o sucesso do negócio. Assim, é possível atingir resultados de forma mais assertiva. 

Quais os três grandes pilares do GPD?

Para garantir sua eficácia, o GPD é formado por três pilares. São eles: 

  1. A dedicação e a ação criativa dos colaboradores envolvidos no processo impactam diretamente nos resultados;
  2. A inovação deve estar presente e ser incentivada em todas as atividades;
  3. É crucial que as mudanças propostas realmente aconteçam.

Sistemas de gerenciamento

Além de seus pilares, o GPD possui dois sistemas de gerenciamento que auxiliam justamente em uma aplicação eficaz do método, englobando esses três níveis: a gestão interfuncional e a gestão funcional.  

  1. Gestão interfuncional: visa principalmente o futuro da indústria. É um sistema diretamente ligado à alta gestão e ao desdobramento das diretrizes da indústria e sua divisão entre as áreas;
  2. Gestão funcional: foca na melhoria contínua e na manutenção das rotinas da empresa. Diz respeito à média e baixa gestão e ao controle dos processos operacionais.

Ambos funcionam de forma integrada e visam harmonizar as metas estratégicas da empresa com as atividades diárias dos funcionários.

Vantagens do gerenciamento pelas diretrizes

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o gerenciamento pelas diretrizes, reunimos as vantagens que sua aplicação traz para as empresas. Acompanhe!  

Controle de atividades

Em primeiro lugar, um grande benefício de adotar o GPD é a possibilidade de ter um controle eficiente das atividades realizadas dentro da organização. Isso ocorre principalmente porque o GPD utiliza o método PDCA como apoio, permitindo planejar, executar, monitorar e melhorar os processos e projetos.

Maior eficiência e produtividade

Outro aspecto relevante é que essa metodologia auxilia a melhorar a eficiência e a produtividade da empresa. Isso ocorre porque ela visa eliminar desperdícios, gerar valor para o cliente e melhorar continuamente os projetos da empresa.

Além disso, como citamos anteriormente, o GPD tem como um de seus pilares a inovação. Isso permite que a organização encontre diversas novas formas de melhorar seus processos, assim como agilizá-los e torná-los mais baratos. Dessa forma, é possível ter uma vantagem competitiva e buscar a excelência operacional. 

Departamentos alinhados

Outro benefício do gerenciamento pelas diretrizes é o alinhamento entre os departamentos da organização. Ao desdobrar as diretrizes da empresa em objetivos para cada um de seus níveis, é possível garantir que todos os colaboradores trabalhem visando os mesmos objetivos. 

Ele ainda estimula a participação e a criatividade dos colaboradores, que se sentem mais motivados e engajados com o negócio. E como resultado desse trabalho colaborativo, há um estímulo de troca de conhecimentos e experiências entre as equipes, bem como de uma comunicação transparente. 

Como o ciclo PDCA auxilia o GPD? 

O GPD se apoia no ciclo PDCA para aprimorar a execução, o monitoramento e a melhoria dos processos e projetos da empresa. De forma resumida, esse ciclo é composto por quatro etapas: Plan (Planejar), Do (Executar), Check (Verificar) e Act (Agir). 

A ação de planejar diz respeito à definição de metas, planos de ação, indicadores e pessoas responsáveis por cada atividade, de acordo com as diretrizes da empresa em específico. Tudo a ver com o GPD, não é? 

Já a etapa de execução está relacionada à realização das atividades de acordo com o planejamento, seguindo tudo o que foi estabelecido pela empresa. Em seguida, está a ação de verificar, que consiste no acompanhamento e na análise dos resultados obtidos, comparando-os com os objetivos para identificar qualquer obstáculo ou erro. 

Por último, na fase de ação, é preciso corrigir e prevenir os problemas, por meio de ações corretivas ou preventivas. Assim, o ciclo é repetido de forma contínua, para garantir que existirá uma busca constante pela qualidade da empresa

Por isso, o PDCA ajuda o GPD na gestão dos processos e ações da empresa, permitindo o alcance de metas, a otimização de recursos e a satisfação dos clientes. Para saber um pouco mais sobre ele, leia nosso guia: PDCA: conheça o método para melhorar processos

Como colocar o GPD em prática?

Já discutimos o que é o GPD, seus princípios e benefícios. Nada mais justo do que saber como colocá-lo em prática, não é? Vem com a gente para fazer isso de forma adequada e colher todas as vantagens dessa metodologia! 

Prepare sua empresa

O primeiro passo para aplicar o GPD é preparar toda a sua empresa, isto é, criar as condições necessárias para que a metodologia funcione. Nesse caso, é interessante contar com o apoio da alta gestão para definir as diretrizes da organização e se existem recursos necessários para desenvolvê-las. 

Além disso, é essencial envolver todos os funcionários nesse processo, comunicando de forma adequada, fornecendo retornos e estimulando a participação. Também é importante capacitá-los sobre o uso de alguma ferramenta ou técnica, como o método PDCA ou recursos tecnológicos. 

Defina um objetivo principal

Além disso, é fundamental definir um objetivo principal mensurável, desafiador e que esteja alinhado com os valores da sua empresa. Ele pode ser reduzir os custos da organização, por exemplo. Basta que ele seja relevante para o seu negócio e possibilite o acompanhamento por indicadores. 

Ao estipular uma meta principal, você determina o alvo e o rumo do GPD. Dessa forma, você previne distração, desordem e desperdício de tempo com ações que não agregam valor ao resultado desejado.

Compreenda o papel de cada setor no alcance desse objetivo

Uma vez que você definiu seu objetivo, é fundamental entender como cada área da sua empresa pode contribuir para alcançar o resultado esperado. Assim, é possível envolver todos os setores na sua realização. 

Nessa etapa, é importante identificar os processos que afetam a meta principal e analisar a situação atual de cada um deles, para que você conheça as oportunidades e as ameaças associadas ao seu sucesso. Assim, descobre as diretrizes em metas para cada setor, garantindo o alinhamento e o comprometimento de todos. 

Estabeleça planos de ações

Em seguida, você deve estabelecer as atividades que devem ser feitas para cumprir as metas de cada setor. Isso inclui planos de ações de curto, médio e longo prazo. Para isso, é preciso definir ações relacionadas a cada meta, assim como os responsáveis por realizá-las. Também é importante estipular prazos para cada ação, para garantir que elas sejam alcançadas de forma eficiente.

Acompanhe seu desempenho

Uma ação fundamental para garantir o sucesso da sua estratégia é acompanhar o seu desempenho. Afinal, de nada adianta traçar metas, objetivos, mobilizar sua equipe e aplicar planos de ação sem entender o que funciona e o que não funciona nesse processo. 

Apenas comparando os resultados desejados com os resultados reais que você consegue entender o alcance das metas estabelecidas. Ao acompanhar os indicadores e desempenho, é possível identificar qualquer desvio que atrapalhe o alcance das metas, além de estabelecer planos mais assertivos para efetivá-las. 

Use ferramentas para te auxiliar

Por fim, o apoio de ferramentas de gestão é essencial para impulsionar ainda mais seus resultados. Nesse sentido, um grande aliado para a sua empresa é o ERP. Ele é um sistema de gestão integrado que permite controlar e automatizar os processos e dados do seu negócio. Ele pode te ajudar no GPD, uma vez que:

  • Integra os setores da empresa, melhorando o alinhamento e a comunicação;
  • Armazena e organiza suas informações, garantindo segurança e confiabilidade;
  • Gera relatórios e gráficos que permitem acompanhar e analisar o desempenho da metodologia, facilitando a tomada de decisão e busca de melhorias;
  • Disponibiliza as informações em tempo real e em qualquer dispositivo, permitindo o acesso e o compartilhamento com agilidade e facilidade.

Basta optar por um sistema que atenda aos seus objetivos e tenha as funcionalidades necessárias para aprimorar a sua aplicação do GPD. Por isso, você deve contar com o apoio de uma empresa especializada, como a ERPFlex

Contamos com soluções eficientes e personalizáveis de acordo com as necessidades da sua empresa e estamos prontos para transformar a gestão do seu negócio. Quer se juntar a mais de 2 mil empresas que aumentaram seus resultados com nosso software de gestão? Converse conosco!
E se você gostou de entender o que é o GPD e suas vantagens para o seu negócio, não deixe de conferir os demais conteúdos do nosso blog!

Novos conteúdos

Categorias

– Convidados
– Gestão de Negócios
– Gestão de Serviço
– Gestão Industrial
– Gestão para atacadista e distribuidor
– Gestão Varejista
– Inovações
– Legislação
– Marketing e Vendas
– Materiais Gratuitos
– Soluções complementares

Mais inteligência e mais crescimento para o seu negócio

Suporte completo com um software na nuvem para sua empresa alavancar resultados.