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Metas Smart: o que são, importância e como aplicar

metas smart

Para garantir um alcance de resultados efetivo, é preciso estabelecer metas para direcionar seus esforços para o lugar certo. Nesse sentido, é muito importante contar com uma metodologia que te auxilie nesse processo. Pensando nisso, abordaremos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre a Metas Smart, uma alternativa cada vez mais utilizada no mundo dos negócios. Continue a leitura! 

O que são metas SMART?

As Metas Smart consistem em uma metodologia que auxilia na definição de objetivos claros e eficientes para garantir o sucesso de uma pessoa ou empresa, sejam as metas individuais ou coletivas. 

SMART é um acrônimo em inglês para Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time Based, que significam Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal em português. Portanto, para atingir resultados mais efetivos, os objetivos de uma organização precisam conter todas essas características. 

O método foi introduzido em 1981, quando foi citado em um artigo escrito por George Doran, um executivo e consultor de negócios. O texto intitulado “There’s a SMART Way to Write Management’s Goals and Objectives” tinha como finalidade defender a importância de traçar objetivos e quais critérios seriam fundamentais para geri-los. 

Essa foi a primeira menção do método, que trouxe uma melhor estruturação para a definição de metas em empresas. Ao longo dos anos, ele foi adaptado por diversos autores e difundido em diversas áreas de atuação. 

Para que serve a metodologia smart?

A Metodologia Smart tem como objetivo trazer mais clareza e assertividade para a definição de metas. Na maioria das vezes, muitas organizações se deparam com objetivos vagos, o que dificulta o alcance de resultados. 

Por meio das metas smart, é possível priorizar o que é relevante para a sua empresa, direcionando o seu foco para o cumprimento de objetivos claros e que auxiliem na otimização dos processos.

Por isso, ela determina critérios para guiar cada meta e cada departamento de uma organização. Em seu texto original, Doran afirmou que nem sempre todos eles poderiam ser alcançados, mas que as metas atuariam como uma forma de maximizar as chances de que isso ocorra.

Assim, elas estabelecem expectativas, indicadores e ações para o alcance de metas, compondo etapas individuais de uma estratégia bem estruturada para alcançar objetivos maiores. Assim, é possível traçar um caminho completo, do início ao fim. 

Como a metodologia é aplicada?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa metodologia, vamos explorar como cada critério que a compõe atua para garantir o sucesso da sua empresa. Vamos lá? 

S – Específico

A primeira letra do acrônimo SMART diz respeito à necessidade de definir seus objetivos de forma específica. Isso significa que, nesse estágio, você deve determinar exatamente seus pontos de melhoria e o que é preciso para alcançá-los. 

Algumas questões são importantes para guiar esse critério, como:

  • O que você deseja alcançar?
  • Por que esse objetivo é importante?
  • Quais membros estão envolvidos?
  • Quais são os recursos necessários?
  • Quais resultados você obterá com esse objetivo?

M – Mensurável

Já o termo mensurável faz referência à importância de ter metas mensuráveis para que você acompanhe o seu progresso e permaneça motivado. Caso contrário, há um alto risco de estagnação. 

Por exemplo, a meta “desenvolver mais o projeto x” se torna mais concreta quando ao adicionar uma medida, como “dedicar 40 minutos diários ao projeto x”, concorda? Por isso, foque nesse aspecto para avaliar se você está no caminho certo ou se precisa fazer alterações. 

A – Atingível

De nada adianta estabelecer metas que são impossíveis de serem alcançadas, não é? Por esse motivo, é fundamental estabelecer objetivos que estejam dentro da capacidade e da realidade da sua empresa. 

Alguns autores, inclusive o próprio Doran, também utilizam a letra A para remeter à palavra “atribuível”. Trata-se de definir de forma clara as pessoas responsáveis por determinada atividade para atingir o objetivo. 

R – Relevante

O termo relevante, por sua vez, destaca a necessidade de escolher metas que sejam importantes para a empresa e o seu propósito, de forma a evitar esforços desnecessários. Por isso, é muito importante entender o que é relevante para o seu negócio e o mercado em que ele atua. 

T – Temporal 

Por último, o termo temporal aponta para a necessidade de estabelecer prazos para alcançar as suas metas. Para isso, é importante definir um cronograma condizente com o tempo que cada tipo de atividade exige. Assim, você evita que outros projetos atrapalhem seus objetivos maiores e cria um senso de urgência e motivação.

Nesse estágio, tenha em mente as seguintes perguntas:

  • Qual o prazo final do projeto?
  • O que podemos alcançar durante esse período? 

Vantagens das metas SMART

A metodologia SMART traz uma série de benefícios para organizações de diferentes portes e segmentos. Confira as principais delas:

Maior produtividade

Em primeiro lugar, essa metodologia permite ter mais clareza e foco nas ações necessárias para alcançar os objetivos da sua empresa, trazendo maior produtividade. Ainda há a otimização de tempo e recursos, o que melhora significamente o seu desempenho e a sua eficiência em diversos processos e departamentos.

Foco em resultados

Além disso, com todos os critérios que as compõem, as metas smart permitem traçar exatamente o que é importante para a sua organização, com acompanhamento e o prazo necessário para a conquista. Assim, é possível medir o seu desempenho e aprimorar suas ações para alcançar resultados ainda melhores. 

Melhor aplicação de feedbacks

Por fim, essa metodologia permite comparar suas metas e seus resultados com maior facilidade, permitindo o entendimento de seus sucessos e fracassos. 

Dessa forma, é possível solicitar e receber feedbacks de forma mais assertiva, com informações mais objetivas e construtivas para entender o que é preciso mudar e o que fazer para aprimorar seus resultados.

Exemplos de Metas SMART

Considere que um dos objetivos da sua empresa é aumentar a lucratividade em até 20% até o final do ano. Um possível escopo de metas smart seria: 

  • S – Específica: aumentar a lucratividade da empresa
  • M – Mensurável: o esperado é aumentar 20% do lucro da organização até o período estipulado, acompanhando mensalmente o indicador de lucratividade e comparar com o mesmo período do ano anterior.
  • A- Atingível: realizar um diagnóstico da situação atual e identificar as oportunidades de melhoria nos processos, nos custos e nas receitas. Você também pode atribuir responsabilidades para o setor comercial. 
  • R – Relevante: aumentar a lucratividade é essencial para garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio. 
  • T – Temporal: o prazo determinado é até o fim de dezembro. 

Como definir metas smart? 

Para maximizar as suas chances de sucesso, temos algumas dicas para te ajudar a definir suas metas smart. Confira! 

Alinhe o método às suas necessidades

Primeiramente, é fundamental que a metodologia esteja alinhada às suas necessidades. Cada empresa possui suas especificidades, por isso suas metas devem levar em conta cada uma delas. Seja qual for o seu objetivo, você deve seguir critérios e definir metas que condizem com a sua realidade e o que você precisa. 

Tenha uma estratégia de longo prazo

Além disso, é muito importante ter uma estratégia de longo prazo sólida e apoiada pelos seus líderes, para que as suas metas estejam alinhadas a ela. Assim, você garante que seus objetivos menores estejam de acordo com os rumos que a empresa visa tomar, de forma geral. 

Adote uma comunicação transparente

Outro aspecto essencial é ter uma comunicação clara e objetiva, para que suas metas sejam comunicadas de forma coerente com a sua equipe. Nesse caso, é preciso utilizar uma linguagem direta e compartilhar todas as informações relevantes para a realização das atividades.

Monitore o seu desempenho

Em qualquer estratégia, acompanhar o seu desenvolvimento é mais do que uma necessidade. E para maximizar seus resultados com as metas smart, é muito importante estabelecer os indicadores que vão medir o seu progresso no tempo determinado. 

Assim, você pode entender o que funcionou e o que precisa de melhorias, para então aprimorar suas ações para o alcance de resultados. Dessa forma, é possível realizar os ajustes necessários para garantir o alinhamento com os seus objetivos e com a sua empresa.

Engaje sua equipe e comunique os resultados 

Por fim, é fundamental estimular a participação de toda a sua equipe para o alcance dos seus objetivos. 

A comunicação de resultados cumpre um papel importante nesse processo, para reconhecer o esforço e a dedicação de cada um. Isso incentiva o engajamento constante com as metas e permite que vocês avaliem em conjunto os pontos fortes e fracos, novas oportunidades e as lições aprendidas. 

Assim, sua empresa pode aumentar a satisfação e a motivação da equipe, além de aumentar as chances de atingir resultados positivos.

A importância da tecnologia para uma aplicação eficaz

Quando se trata de atingir objetivos com assertividade, o acompanhamento do seu progresso é fundamental. Por isso, a tecnologia surge como uma aliada para garantir que suas decisões sejam baseadas em dados reais, além de acessadas e comunicadas com praticidade e transparência. 

Um ERP permite que sua empresa integre e centralize informações de todos os seus setores e processos, facilitando o acesso e a gestão dos dados relevantes para definir e acompanhar seus objetivos.

Além disso, você pode otimizar suas operações, de forma a aumentar a produtividade e a eficiência dos seus colaboradores. Ainda é possível acompanhar indicadores de desempenho para analisar seus resultados com agilidade e precisão, para que suas metas sejam então ajustadas de forma adequada. 

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Por isso, se quiser aplicar as metas smart da melhor forma possível na sua empresa, conte conosco! Aqui, oferecemos serviços personalizados e contamos com uma equipe engajada para buscar as soluções mais alinhadas com os seus objetivos. Entre em contato conosco!

E se você gostou de entender um pouco mais sobre essa metodologia e quer conhecer mais dicas para impulsionar sua gestão, acompanhe o nosso blog

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