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Loja virtual: aliada ou inimiga da sua loja física

Antigamente, as dúvidas de um empresário giraram em torno, principalmente, da melhor localização para o seu negócio, hoje, no entanto, a incerteza paira sobre abrir ou não uma loja virtual.

O Brasil é, hoje, o quinto país com maior número de usuários na rede, e mesmo assim, a maior preocupação dos empresários ainda é que com a implementação de uma loja virtual, o movimento e o rendimento na sua loja física possa diminuir. Justamente por se tratar de uma dúvida comum, resolvemos escrever este artigo a fim de te ajudar na decisão de agregar o ambiente virtual ao seu negócio ou não.

Entretanto, algo é unanimidade, tanto uma loja física quanto uma virtual, exigem um planejamento adequado, por isso, o artigo vai te mostrar os benefícios de cada meio para esclarecer possíveis dúvidas sobre um e-commerce.

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Quais as diferenças entre a loja virtual e a loja física?

As lojas físicas continuam sendo uma opção extremamente válida para vendas, mesmo com o crescimento do interesse dos consumidores pela internet, isso porque muitos ainda preferem a possibilidade de experimentar, tocar e checar cada detalhe dos produtos, ou até mesmo, de receber uma atenção especial por parte dos vendedores.

Além disso, alguns compradores ainda mantêm o imediatismo como característica, ou seja, querem os produtos agora mesmo, não aceitando esperar que sejam entregues em alguns dias. Outros fatores que favorecem o comércio físico seriam as compras por impulso, a economia do dinheiro cobrado pelo frete, as promoções e a possibilidade de pagar em dinheiro e ganhar descontos por isso.

Já as lojas virtuais, atuam mais fortemente no novo comportamento das pessoas que procuram pelo comodismo e pela praticidade, já que os usuários podem fazer a aquisição dos produtos escolhidos no momento que desejar ou conseguir, mesmo que seja de madrugada, e programar a entrega em sua casa ou trabalho.

Outro benefício de manter uma loja na internet é que se torna possível um maior controle, uma vez que praticamente todas as ações dos clientes podem ser mensuradas. Desde o número de pessoas que entraram nas páginas, até o tempo de permanência em cada uma, passando pelos rendimentos, conversões e muito mais. Através destes números se torna muito mais fáceis e assertivas determinadas ações de marketing como promoções e descontos progressivos. loja-virtual-integrar-virtual-negocio

Por que integrar uma loja virtual ao seu negócio?

Antes de mais nada vale explicar que o investimento para abrir um e-commerce é infinitamente menor que em uma loja física, e ainda assim, possui um alcance geográfico muito maior. Além disso, possuir uma loja virtual levará sua marca para a internet, atendendo assim às novas demandas e desejos dos seus clientes, seu negócio estará acompanhando as novas tendências e se mantendo mais competitivo.

Um e-commerce ainda possibilita uma comunicação mais ampla com os clientes, isso porque cria mais canais de contato como o “fale conosco” ou o “chat”, além dos já habituais, telefone e e-mail. A loja virtual ainda possibilita ao seu negócio se tornar escalável. Veja, numa estrutura física, quanto maior o crescimento, maiores os custos com funcionários, com a locação de espaços maiores e com contas de consumo maiores como luz e água.

Já o crescimento de um e-commerce, também pede um crescimento estrutural, entretanto, numa proporção muito menor. Neste modelo de vendas ainda acontece uma maior diversificação da renda do negócio, uma vez atender às pessoas em momentos diferentes, ampliando sua gama de clientes, e possibilitando ao negócio uma alternativa tanto para o crescimento quanto para os momentos de crise no mercado. loja-virtual-aproveitar-estrutura

Como aproveitar a estrutura da loja física na integração à virtual?

Quando uma loja virtual é implementada posteriormente ao espaço físico, existe a possibilidade de aproveitar alguns fatores já existente e, assim, economizar nos investimentos. Veja a seguir alguns desses fatores:

  1. Mercado: o fato de já existir uma loja física possibilita ao empresário um melhor conhecimento do seu mercado, e assim, já contar com know how referente às especificações do setor como dificuldades no transporte, qual a necessidade de reposições e assim por diante.
  2. Equipe: através de um treinamento adequado e de alguns remanejamentos, é possível contar com a equipe pré-existente na loja física. Isso é possível graças às ferramentas disponíveis para a manutenção e gestão de uma loja virtual que possibilitam maior controle com menor mão de obra.
  3. Integração: a integração dos dois mundos permite aos clientes aproveitarem determinadas promoções e condições como comprar pela internet e realizar a retirada pessoalmente, evitando o custo do frete.
  4. Espaço: os produtos da loja virtual podem ficar armazenados no estoque que já é utilizado pela loja física.

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Qual o melhor dos mundos?

Como foi possível perceber, os dois modelos são, na verdade, complementares e os clientes estão habituados aos diversos canais disponíveis atualmente e acabam por escolher o melhor deles de acordo com o momento em que estão…exatamente por isso, o melhor dos mundos é atuar nas duas frentes de forma integrada.

Mas é preciso ter atenção, porque a integração malfeita pode gerar inúmeras dores de cabeça. Imagine, por exemplo, disponibilizar e vender algum produto específico pela internet sem saber que ele já foi vendido no espaço físico? Como explicar ao comprador on-line que houve uma confusão e o produto não está mais disponível? Oferecer descontos ou a devolução do dinheiro podem não ser soluções efetivas para o caso, afinal, vivemos tempos onde as redes sociais transformam rapidamente quaisquer tipos de reclamações em virais, acabando com a reputação das lojas.

Portanto, para que isso não ocorra, o melhor caminho é a utilização de um sistema que integre o estoque e as operações de ambos os ambientes e neste caso, um bom sistema ERP é a melhor solução. Esse sistema coloca em prática ações que aumentam a qualidade do serviço prestado e o bom atendimento.

Esses fatores são possíveis graças às informações de todos os departamentos da empresa e canais de venda que são integrados em um único lugar, evitando falhas, como a duplicidade de vendas ou o retrabalho.

Se você ficou com alguma dúvida sobre este assunto, assine nossa Newsletter e receba materiais sobre o tema. Você também pode deixar seus comentários aqui. Juntos, encontraremos a melhor solução para a sua empresa!


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