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Saiba como melhorar a logística de distribuição do seu negócio

Em tempos onde a concorrência só tende a aumentar, possuir uma boa logística de distribuição pode ser o grande diferencial do qual seu negócio tanto necessita a fim de melhorar as vendas, principalmente causando a fidelização de clientes. Isso porque uma logística de distribuição eficiente garante uma maior satisfação, considerando que atrasos podem resultar na perda de compradores e difamação da marca.

Entretanto, antes de nos aprofundarmos nas maneiras de melhorar sua distribuição, vale explicar que o principal objetivo de uma gestão de logística de distribuição é disponibilizar a quantidade de mercadorias certa, no momento certo e no lugar certo. Isso sem falar que é preciso otimizar processos para que as operações sejam rentáveis e lucrativas. Em outras palavras, o conjunto de atividades referentes à movimentação e armazenagem dos produtos, indo dos fornecedores até os clientes, dizem respeito à logística.

É esta etapa a responsável por fatores cruciais como a redução do tempo de produção, redução dos custos com o estoque e até com o manuseio dos produtos, além de aumentar a confiabilidade por parte dos clientes, conforme citamos.

Exatamente por isso criamos este artigo. Aqui, veremos os maiores problemas causados pela má logística de distribuição, e mais…mostraremos como algumas pequenas ações podem melhorar este setor e transformá-lo na “menina dos olhos” do seu negócio. Vamos lá….

O impacto de uma má logística de distribuição

De uma forma mais ampla, mostramos que a logística de distribuição pode gerar alguns problemas cruciais para o processo da sua empresa. Pois, bem! Agora iremos aprofundar um pouco mais no tema para ficar, cada vez mais clara, a necessidade de uma distribuição realmente eficiente.

1 – Confiabilidade: este talvez seja o ponto crucial de todo este artigo. Isso porque um cliente insatisfeito, que não recebe suas comprar inteiras e dentro do prazo estipulado, além de não voltar a realizar compras na sua loja, ainda pode denegrir sua imagem através da sua opinião baseada na má experiência que passou.

Neste ponto, vale lembrar que vivemos em tempos onde as redes sociais se tornaram ferramentas amplamente utilizadas pelos consumidores. Basta um post negativo para que a notícia se espalhe e a imagem da empresa seja manchada.

2 – Tempo de produção: obviamente, um tempo de produção muito grande pode gerar altos custos para o seu negócio. Caso a logística não esteja alinhada com o processo em si, existe a possibilidade de a produção, inclusive, chegar a parar devido à falta de matéria-prima.

3 – Custos com o estoque: outro ponto que não recebe a atenção devida é o estoque. Com um planejamento mal feito, é possível que alguns produtos “encalhem” nas prateleiras do setor, fazendo com que se tornem dinheiro parado, além de ocupar um espaço que poderia ser melhor aproveitado.

4 – Manuseio dos produtos: artigos entregues no prazo e intactos, esses são os pontos de atenção durante o manuseio. Veja, de nada adianta contar com um produto de qualidade e em perfeito estado se ele chegar após o prazo estipulado, assim como entregar o mesmo produto antes mesmo do combinado, entretanto, contendo avarias. A partir daí, voltamos ao primeiro tópico: confiabilidade.

Como desenvolver a sua logística de distribuição?

Muito bem! Após conhecermos alguns dos maiores problemas que uma logística desorganizada e mal direcionada pode trazer para o seu negócio, é chegada a hora de aprender a desenvolver este setor e fazer dele, um dos maiores aliados para o seu negócio. Por isso, passaremos 6 dicas essenciais que o ajudarão neste processo, acompanhe.

 

Desenvolva um roteiro de entrega prévio

Antes de mais nada é importante frisar que a entrega é fator crucial para o sucesso, ou fracasso, da logística de distribuição, por isso, se tornou necessário otimizar também este processo, sem que se perca o foco na qualidade do serviço.

A partir daí os empresários enxergaram a necessidade de tomar algumas ações que aumentassem a eficiência do serviço como escolher rotas mais rápidas, otimizar várias entregas em uma única viagem, escolher estradas com melhores condições e assim por diante.

Confira as cargas

Outro ponto de corte na relação entre clientes e empresas são as devoluções, fator que amedronta qualquer empresário, e os motivos podem ser bem variados, entretanto, com algum cuidado, é possível diminuir essa questão.

Conferir as cargas, a fim de garantir que seguem os pedidos realizados, assim como assegurar sua integridade, faz uma enorme diferença…possibilita que o comprador confie nos serviços oferecidos por você.

 

Decida quem vai realizar o transporte

Uma questão que por muitas vezes é ignorada diz respeito à quem realizará o transporte dos seus produtos e matéria-prima. Veja, a decisão passa por um ponto primordial: a sua empresa mesma fará o transporte ou será um processo terceirizado?

Caso você opte pela terceirização, outro ponto precisa ser analisado, e com certeza não estou me referindo ao preço. Veja, de que vale economizar no serviço de entrega se o produto não é manuseado corretamente e acabará sendo devolvido por avarias?

Por isso, é preciso achar um equilíbrio e chegar ao melhor custo benefício possível!

 

Monte esquemas especiais para o que vende mais

Em geral, as empresas possuem produtos considerados carro chefe e possuem saída praticamente garantida. O que nem todos fazem é tirar um proveito maior dessa situação. Neste caso, a dica é manter um pronto estoque para essas mercadorias a fim de garantir que o prazo para entrega seja bem menor, além disso, vale também uma estratégia especial para entrega desse produto.

 

Faça previsões de demanda

Pegando um gancho no item anterior, entramos num fator que deve sim, fazer parte do dia a dia das empresas, as previsões de demanda.

Embora possa parecer uma tarefa impossível, não é! Basta fazer uma minuciosa análise dos dados da empresa considerando os números de todas as vendas realizadas e ficando atento à algumas peculiaridades como sazonalidades, promoções e afins.

Monitore os resultados

Por fim, e mais importante, monitorar os dados pode garantir o sucesso da sua logística de distribuição. É essa análise que permite refletir sobre o sucesso de estratégias e processos adotados.

Existem ferramentas que permitem ao gestor avaliar os mais diversos números que se apresentam durante todos os processos empresariais, entretanto, neste caso, tempo em trânsito, devoluções, exatidão das notas de transporte, pontualidade das entregas e reclamações são os que devem ser avaliados.

Conclusão

Para concluirmos o tema, uma última dica fundamental seria justamente saber escolher as melhores ferramentas que ajudem na melhoria da eficiência da sua logística de distribuição.

Use um software que te permita fazer a gestão do seu sistema de logística, e se possível, que integre os demais setores da sua empresa a fim de garantir um controle de estoque, do fluxo de caixa, das atividades dos seus colaboradores, assim como todas as interações com seus clientes. Toda essa integração garante a diminuição de retrabalho, a economia de recursos, além de um maior controle, tanto do operacional, quanto do financeiro.

Em geral, um CRM ou um ERP atendem bem à essas demandas, mas existem muitos fornecedores desse tipo de software, por isso, recomendamos que pesquise aquele que melhor se adéque ao seu modelo de negócio.

Caso você queira saber mais sobre como melhorar sua logística de distribuição através de ferramentas eficientes, entre em contato com um dos nossos consultores.

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