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Possui uma empresa sem faturamento? Leia este artigo e mude esse cenário

Ter uma empresa sem faturamento é comum hoje em dia…não é nada bom….mas é comum.  Na verdade, esse é um problema gigantesco e a causa de cerca de 1,8 milhão de fechamentos de empresa no ano de 2016 (dados do IBGE), e o pior é que alguns empresários sequer percebem esse problema.

Felizmente, esse cenário pode ser revertido com um bom planejamento e execução…e é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo.

Nas próximas linhas, vamos mais a fundo nas causas que levam uma empresa a ficar com pouco ou nenhum faturamento e as resoluções que visam mudar esse cenário de forma definitiva.

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Maiores causas para uma empresa sem faturamento

Para que possamos ir direto ao calcanhar de Aquiles, iremos apontar as causas mais comuns para a falta de faturamento e algumas dicas para reverter a situação. Veja:

Poucas vendas

Não é à toa que decidimos começar pelas vendas, até porque, ela é automaticamente associada ao faturamento de um negócio e, ainda que não seja a maior culpada, ela pode ser a maior solução.

Para aumentar as vendas, recomendamos fortemente que os empresários aumentem valor de seus produtos (dissemos valor, não preço). Aumentar o valor implica em oferecer ao cliente uma experiência, implica em oferecer produtos de qualidade e o principal, ser reconhecido por isso.

Caso queira saber mais sobre como acrescentar valor pode melhorar o faturamento do seu negócio veja o artigo “Acrescente valor, não opte pela redução de preço”.

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Custos

Logo depois, tendemos a culpar os custos pelo resultado baixo do fluxo de caixa. Bem, é claro que custos excessivos podem, e devem, ser cortados, entretanto é preciso cuidado para que esses cortes não interfiram no pleno funcionamento do negócio.

O primeiro passo para evitar essa interferência é a plena compreensão dos tipos de custos envolvidos em um processo produtivo. Em geral, temos os gastos, as despesas, os custos, os investimentos, as perdas e os desperdícios onde cada um deles possui suas especificações. O pleno conhecimento das funções de cada um desses tipos viabiliza uma economia que não afete a produção da empresa.

<< GASTO, DESPESA, CUSTO, INVESTIMENTO, PERDA E DESPERDÍCIO: ENTENDA AS DIFERENÇAS >>

Outra dica é renegociar condições comerciais com fornecedores e descontos para pagamentos adiantados.

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Investimentos

Outro fator de que pode gerar crises financeiras para as empresas são os investimentos errôneos, ou mesmo, a falta de investimentos.

Todo dinheiro que “sobra” (após serem realizados todos os pagamentos) devem ser investidos de maneira a trazer maior retorno financeiro ao negócio. Em geral, o retorno pode ser de curto, médio ou longo prazo e essa escolha depende muito da sua estratégia. De qualquer forma, devem ser realizados investimentos que aumentem as vendas, o lucro ou a produtividade…que indiretamente alteram o faturamento do negócio.

Investir em marketing, equipamentos, bonificações e condições para os colaboradores são alguns dos investimentos que, se realizados de forma ordenada, trarão maior retorno ao negócio que propriamente uma economia drástica como a demissão de funcionários.

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Atendimento

Para falar sobre como o atendimento pode interferir no faturamento de uma empresa, puxaremos um dado estatístico de mercado, que afirma que o custo para conquistar um novo cliente chega a 7 vezes mais do que o custo para reter um cliente já existente.

Além disso, não se esqueça de que as mídias sociais potencializaram as opiniões de um cliente, sendo assim, caso ele fique insatisfeito com algo, as consequências podem ser catastróficas.

E, ainda falando sobre atendimento, assim como hoje as pessoas utilizam as mídias digitais para reclamar e elogiar, elas também mudaram seu comportamento de compra e, muitas vezes, uma empresa precisa ter mais de um canal de vendas para atingir um número maior de clientes, caso contrário, fatalmente perderá campo para sua concorrência.

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Impostos

Em média, o empresário brasileiro gasta cerca de 33% do faturamento da sua empresa com impostos, uma das maiores taxas do mundo e a única maneira legal que diminuir esse valor é escolhendo o Regime Tributário adequado.

Cada um dos Regimes Tributários possui suas próprias normas e trata-se de uma opção anual, logo, caso não seja escolhido o modelo mais econômico para o seu modelo de negócio, sua empresa passará um ano pagando mais impostos que o necessário.

<< VEJA NOSSO ARTIGO “COMO ESCOLHER O MELHOR REGIME TRIBUTÁRIO PARA MINHA EMPRESA” >>

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Produtividade

Outro revés de diversas empresas está na produtividade do negócio como um todo. Não são poucos os casos, por exemplo, de empresas que vão crescendo sem planejamento e a logística interna dos produtos, matéria prima e insumos acaba se tornando um problema.

Para evitar perder dinheiro, revise todos os seus processos periodicamente. Muitas vezes, o que funcionou por muito tempo passa a ficar obsoleto, por isso a necessidade da periodicidade.

Saiba como aumentar a produtividade no trabalho lendo este artigo e baixe esse Checklist para saber como gerenciar melhor o seu tempo.

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Estoque

O estoque é um caso à parte na relação com o faturamento, isso porque nem todo mundo sabe, mas o setor pode definir o sucesso ou o fracasso do negócio.

Antes de continuarmos, precisamos que os empresários entendam que estoque é dinheiro parado, portanto, muita atenção na estratégia que será definida.

Para definir uma estratégia, os empresários precisam saber quais são os produtos mais vendido e os mais rentáveis, além disso, conhecer o comportamento de seus clientes.

Veja, se a sua empresa atua no varejo e seus clientes preferem sair da sua empresa com o produto na mão, então você precisa de um estoque de segurança que permita atender à essas expectativas. Agora, se seus produtos são vendidos sob encomenda, essa necessidade diminui.

Temos uma série de artigos onde nos aprofundamos no tema sob diferentes óticas. Veja:

VALOR DE ESTOQUE: SIGNIFICADO E DICAS DE GESTÃO

POR QUE EXISTE ESTOQUE E COMO ELE PODE FAZER A SUA EMPRESA PERDER DINHEIRO?

OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES

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Estratégia

Todo o problema de faturamento começa com uma estratégia mal executada. Canibalização de produtos e falta de informação para tomar as melhores decisões são os maiores problemas neste quesito.

A canibalização é quando a empresa cria um produto similar a um já existente, mas com a utilização de matéria prima mais barata. Essa prática visa aumentar as vendas com a diminuição do investimento, o problema é que por vezes, essa prática mata as vendas do produto de primeira linha.

Já as decisões tomadas sem o auxílio de informações adequadas é que faz com que o empresário, muitas vezes, tire dinheiro do bolso sem nem saber. Olhar apenas para o fluxo de caixa faz com que uma série de fatores sejam esquecidos e o empresário seja iludido, o fazendo tomar decisões que podem endividar a empresa.

Traçar uma estratégia não é tarefa fácil, entretanto, com o acesso aos dados referentes a todos os setores através de relatórios torna essa tarefa mais fácil.

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Controle

Por fim, a falta de controle é uma das maiores vilãs do faturamento de empresas dos mais diversos portes possíveis.

Bem, todos os fatores citados até aqui (absolutamente TODOS) são passíveis de controle. Inclusive, essa monitoração deve ocorrer antes, durante e depois das ações. Controle tudo que passa pela sua empresa…o dinheiro, os equipamentos, as pessoas, as estratégias, a produtividade….TUDO!

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Melhor maneira de mudar este cenário definitivamente

Entendidos os maiores vilões do faturamento dos negócios e percebido que existe sim uma saída para cada uma destas questões, podemos falar de como mudar este cenário em definitivo.

Sendo bem diretos? Tenha um sistema de gestão aderente ao seu modelo de negócio.

O sistema de gestão contempla tudo que falamos até aqui com o controle e a produtividade como seus carros chefes. Entretanto, falamos em aderência porque sabemos que cada empresa possui suas peculiaridades e o sistema deve se adaptar a isso, e não o contrário.

Por isso, procure um fornecedor de ERP que entenda o funcionamento e os processos do seu negócio e esteja apto a ajudar a sua empresa a se restabelecer financeiramente. Além disso, certifique-se de que o fornecedor possua a capacidade de acompanhar seu crescimento, afinal, essa será a consequência uma vez controlados os problemas de faturamento.

Ter uma empresa sem faturamento não é desculpa para não correr e sair da sua zona de conforto. Em momentos como o que vivemos no Brasil, se destaca quem é perspicaz e planeja o futuro apesar do agora.

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