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Como vender mais na Black Friday? 3 dicas!

A Black Friday é um evento de compras do comércio varejista e do comércio eletrônico, que oferece muitas promoções para os consumidores e gera oportunidades para empresas e cientes. Ela se originou nos Estados Unidos e foi adotada no Brasil em 2010, sendo realizada na última sexta-feira do mês de novembro no mundo todo. Em 2020, a Black Friday acontece no dia 27 de novembro, falta pouco tempo. or isso preparamos esse artigo para te ajudar a vender mais na Black Friday.

Como vender mais na Black Friday

A expectativa é de que neste ano a Black Friday registre um crescimento de cerca de 77% em relação à edição de 2019, atingindo a marca de R$ 6,9 bilhões, segundo levantamentos realizados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pela consultoria Ebit/Nielsen.

Faltam poucos dias para a Black Friday e as empresas precisam estar preparadas para as vendas dessa data tão lucrativa, que antecede as festas de fim de ano e de outras datas como a Cyber Monday, importante para o e-commerce, que é realizada na segunda-feira após a Black Friday.

Veja também: 7 vantagens que um sistema de gestão pode oferecer à sua empresa.

3 dicas para vender mais na Black Friday!

  1. Crie urgência
    A primeira das dicas para vender mais na Black Friday é criar um senso de urgência, que funciona como um gatilho mental. Esse gatilho pode ser utilizado tanto no comércio varejista quanto no e-commerce. No comércio eletrônico é possível utilizar recursos como contador regressivo de tempo nos anúncios, mostrar a quantidade de itens restantes no estoque e utilizar chamadas como “compre agora” e “não perca a chance!”
Conômetro ativa o gatilho da ... nder mais na Black Friday
Black Countdown Board and timer Vector Illustration

Durante a Black Friday outras empresas, inclusive as suas concorrentes, podem utilizar desse senso de urgência. Então, você deve trabalhá-lo bem para não perder vendas e conseguir superar seus concorrentes. Lembre-se que a Black Friday, assim como os meses de novembro e dezembro são temporadas de muita competitividade e que é muito importante se destacar.

2. Analise os concorrentes
Outro ponto importante ao se preparar para a Black Friday é analisar o preço dos concorrentes. Isso pode parecer meio óbvio, mas nem sempre é feito pelas empresas. Por isso, observe como estão os preços no mercado para não oferecer um preço desproporcional e perder vendas. E, além do preço as lojas de e-commerce, em especial, devem analisar o valor do frete e o prazo de entrega dos concorrentes. Assim há boas chances de vender mais na Black Friday.

Além disso, considere o preço original dos seus produtos para realizar ofertas justas e atraentes para o seu negócio e para o consumidor. Muitos consumidores reclamam das promoções da Black Friday dizendo que ela é uma “Black Fraude” ou termos do tipo. Então, tome cuidado para não oferecer ofertas que pareçam de alguma forma enganosas.

3. Adote um ERP
A terceira dica para vender mais na Black Friday é adotar um ERP. Antes de saber porque é importante adotar um ERP vamos ver o que é ERP.

O que é ERP?
Como já explicamos aqui no blog, ERP é uma sigla que significa “Enterprise Resource Planning”, traduzido como “Sistema de Gestão Integrado” e também conhecido como Sistema de Gestão Empresarial. Ele é um software que integra dados de vários setores de uma empresa e automatiza processos para ajudar o gestor a tomar as melhores decisões para o negócio.

Em resumo, o objetivo do ERP é gerir os processos da empresa em uma plataforma única e integrada. O ERP dá total controle sobre alguns aspectos fundamentais para o funcionamento de campanhas para Black Friday como estoque, promoções e análise de vendas.

A Black Friday demanda uma grande movimentação de estoque e com o ERP você pode ter controle sobre entrada, saída de mercadorias, trocas e devoluções. É possível também ter uma visão mais clara de quais são os melhores produtos para a realização das promoções e quais têm uma boa saída para compensar o valor dos produtos promocionais.

Além disso, com um ERP dá para analisar o histórico de vendas após a Black Friday, ver quais produtos foram mais e menos vendidos e assim se preparar para vendas futuras.

Veja também: Gestão de estoque no e-commerce!

Agora que você já sabe como vender mais na Black Friday e a importância do ERP, conheça o ERPFlex.

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Gostou de saber como vender mais na Black Friday? Para mais artigos como este acompanhe nosso blog.

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