Saber como calcular a margem de lucro de um produto é uma das, se não a mais, importante das tarefas dos empreendedores e gestores em geral. Não importa qual tamanho do empreendimento ou mesmo seu segmento, o que realmente importa é que para que seja possível se tornar uma empresa competitiva, lucrativa, ou até mesmo para que seja possível um crescimento sustentável, é preciso saber precificar os produtos ou serviços.
Para isso, é fundamental conhecer alguns conceitos básicos como o que é Lucro Líquido, Lucro Bruto, Margem Líquida, Margem Bruta, Mark-up e muito mais. Além disso, conhecer os custos e as despesas do negócio, o ciclo de vendas, os objetivos e etc são igualmente importante.
Por isso, neste artigo abordaremos de forma mais profunda o tema e ensinaremos como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço de forma simples e bem explicativa. Nossa expectativa é que até o final deste artigo, qualquer empreendedor seja capaz de calcular os preços de venda dos seus produtos.
O que é Lucro Líquido e Lucro Bruto?
Começaremos falando sobre algo que ouvimos a todo momento, mas que, nem sempre se trata de um tema totalmente esclarecido para empresário e gestores em geral…o lucro!
Veja, contamos com dois tipos de lucros para circunstâncias de qualquer procedência, o Lucro Líquido e o Lucro Bruto. Para saber como calcular a margem de lucro de um produto o primeiro passo é, justamente, saber diferenciar esses dois tipos de lucros dentre seus números.
Lucro Bruto
Comecemos pelo Lucro Bruto que é o resultado do valor da receita total menos o custo da mercadoria. Para exemplificar melhor, vamos supor que em um mês, uma empresa contou com R$ 20.000,00 em vendas. Destes, R$ 12.000,00 foi do custo das mercadorias. Sendo assim, o Lucro Bruto foi de R$ R$ 8.000,00.
Lucro Líquido
Já o Lucro Líquido é o resultado do valor da receita total menos o custo da mercadoria e as despesas. É neste cálculo que entram, por exemplo, os impostos, valores despendidos com funcionários, telefone, luz, água e assim por diante.
Seguindo o exemplo acima, os mesmos R$ 20.000,00 que geraram um Lucro Bruto de R$ 8.000,00, neste caso, sofreriam um decréscimo referente às despesas.
Sendo assim, o Lucro Líquido foi de R$ 5.000,00.
O que é Margem Líquida, Margem Bruta e Mark-up?
Outro ponto crucial para a definição do preço de venda, é entender o conceito de Margem Líquida, Margem Bruta e Mark-up. Este é mais um ponto facilmente confundido pela maioria de gestores e empreendedores.
Veja, são as margens que analisam a rentabilidade do negócio percentualmente dizendo. É esse cálculo, por exemplo, que permite ao empreendedor entender quando um produto rende mais que outro.
Para se ter uma ideia, não são poucos os casos de empresários que possuem diversos produtos em sua linha, realizam um cálculo geral onde o resultado é positivo, entretanto, eles não conseguem perceber se algum dos seus produtos está sustentando essa alta, enquanto outros estão, na verdade, gerando prejuízo. Por isso, é indicado que esse cálculo seja feito para cada produto ou serviço, caso a empresa tenha mais de um em suas opções.
Baseando-se nessa preocupação, fica mais fácil entender a importância dos cálculos de Margem Líquida e da Margem Bruta.
Margem Líquida
O cálculo da Margem Líquida é feito em cima do Lucro Líquido do negócio. Portanto:
Margem liquida = Lucro Líquido / Receita total X 100
Ainda seguindo os números exemplificados acima, temos:
R$ 5.000,00 / R$ 20.000,00 X 100 = 25%
Ou seja, a Margem Líquida neste caso é de 25%.
Margem Bruta
Seguindo a mesma linha de raciocínio, a Margem Bruta é calculada a partir do Lucro Bruto do negócio. Portanto:
Margem Bruta = Lucro Bruto / Receita total X 100
Ainda seguindo os números exemplificados acima, temos:
R$ 8.000,00 / R$ 20.000,00 X 100 = 40%
Ou seja, a Margem Líquida neste caso é de 40%.
Mark-up
Por fim, mas não menos importante, temos o Mark-up. Esse aliás, é um dos conceitos mais importantes na busca por um crescimento sustentável e mais desconhecido das pessoas num geral.
A diferença do Mark-up para as margens é que neste caso é calculado, inclusive, o lucro desejado, exatamente por isso este é considerado um dos conceitos mais importantes na precificação dos produtos e serviços, já que ele oferece a visualização dos valores que devem ser cobrados para que não existam perdas.
Essa técnica, inclusive, ajuda nas negociações com os clientes, isso porque, cientes dos valores para que existam lucros, fica mais fácil para os vendedores estabelecer limites para descontos por exemplo.
Se aprofundando no Mark-up, são três tipos utilizados, sendo eles:
Total
Onde todos os custos são calculados, o que inclui despesas administrativas, impostos, custos com matéria prima e mão de obra e assim por diante. Sendo assim, a conta seria o lucro desejado, dividido pelo custo total. O resultado é a porcentagem do Mark-up total.
Produto
Aqui, os custos calculados são apenas aqueles envolvidos na fabricação do produto. Além disso, são envolvidas as despesas de vendas e administrativas e os lucros.
Variável
Neste, o cálculo é realizado com base nos custos e despesas fixas e no lucro.
Uma vez realizados todos os cálculos e conhecidos os valores com os quais sua empresa deve atuar, o próximo passo é comparar esses preços com a concorrência para que seja possível uma atuação mais competitiva.
Como calcular a margem de lucro?
Muito bem, agora que conhecemos os conceitos básicos para calcular a margem de lucro de um produto ou serviço, é chegada a hora de olhar para dentro da sua própria empresa, da sua operação, das suas vendas, e claro, dos seus objetivos.
Os principais fatores a serem analisados dentro da sua empresa são: preço, custos, ciclo de vendas, grau de produtividade e retrabalho, gestão, objetivo de vendas, objetivo de margem, dentro outros fatores.
Veja, se após todos os cálculos realizados o valor de venda tiver que ser muito maior que o da sua concorrência, então algo não caminha bem dentro do seu processo. Seus fornecedores podem ser mais caros, seu equipamento pode não ser o mais eficiente, sua equipe pode estar desmotivada, sua margem pode estar muito abaixo do que deveria, pode haver falta de controle, enfim, diversas podem ser as causas.
Por isso, caso este problema seja identificado, por mais que possa parecer custoso e trabalhoso num primeiro momento, invista nas melhorias. Refaça seu processo, analise pontos de melhorias, troque seus equipamentos, motive sua equipe e faça com que seus números não só alcancem, como superem os da concorrência.
Logo de cara, um software de gestão empresarial pode ajudar em todo esse processo. Além de controlar os dados da empresa como um todo, ele ainda facilita a comunicação interna e mantém as informações acessíveis em tempo real.
Vale lembrar que alguns desses softwares de gestão, além de manter o controle empresarial, ainda realiza o cálculo da margem de lucro dos seus produtos ou serviços.
Bem, finalizamos aqui nosso artigo sobre como calcular a margem de lucro de um produto e esperamos que ele tenha sido de valia para o seu negócio. Fique ligado nos próximos artigos pois falaremos ainda sobre vendas, canais de distribuição, crescimento empresarial e muito mais.