Neste artigo falaremos sobre plataforma ecommerce B2B, pegando um gancho nos últimos artigos, onde falamos sobre o ecommerce como um todo e sobre seus tipos específicos.
Embora pareça claro para algumas pessoas quanto a importância de contar com um e-commerce, ainda existem empresas um tanto quanto céticas da sua eficácia. Para tanto, a Ebit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, apresentou um relatório com uma série de dados que embasa essa importância.
Segundo o relatório, as vendas através de ecommerce alcançaram, em 2016, R$ 19,6 bilhões de reais e chegou a um crescimento de 5,2% em relação à 2015. Vale explicar ainda que esses números se referem apenas ao primeiro semestre do ano em questão.
Já a Grainger, uma gigante dos Estado Unidos que comercializa equipamentos industriais, suprimentos de manutenção, peças e ferramentas, trabalha no mercado on-line e seu e-commerce B2B representa 41% do faturamento através do meio digital.
Veja a seguir quais as categorias que mais venderam em 2016.
Exatamente por contar com números tão expressivos é que contar com um ecommerce se tornou essencial. E nós, ajudaremos no processo de implantação deste modelo de vendas explicando o funcionamento de uma plataforma ecommerce B2B.
O que é ecommerce?
Conforme falamos em um artigo exclusivo sobre o que é ecommerce, trata-se de uma modalidade de vendas de produtos ou serviços onde a parte financeira como um todo é realizada através da internet.
Quando surgiu, esse modelo comercializava apenas produtos pequenos e baratos, entretanto, atualmente já é possível, inclusive, realizar a compra de casas, carros e assim por diante.
Além disso, o ecommerce pode possuir diversos tipos de relações comerciais, tai quais B2C, C2C, B2E, B2B e alguns outros mais. Cada um desses tipos representa uma relação comercial específica. Veja:
B2C – Relação comercial onde uma empresa realiza suas vendas diretamente para o cliente final. Ex: e-commerce de lojas de sapatos, de tênis, de livros, etc;
C2C – Relação comercial entre duas pessoas físicas, ou seja, sem o intermédio de empresas. Ex: Mercado Livre, E-bay, Olx;
B2E – Relação comercial onde as empresas realizam vendas para seus próprios funcionários, em geral, com descontos nos valores e com pagamento realizado diretamente na folha de pagamento;
B2B – Relação comercial onde empresas vendem para outras empresas. Ex: fabricantes que vendem para distribuidores.
O que é B2B?
Dentre os tipos mais usuais, o B2B é um dos que apresentam maior retorno para as empresas, por isso, falaremos de forma um pouco mais aprofundada sobre o modelo em questão.
Conforme falamos, trata-se de uma relação comercial estabelecida entre duas empresas, logo, em geral, engloba maiores quantidades de produtos negociados, ou ainda, maiores valores por transação. Além disso, esse tipo de negociação exige um maior relacionamento entre as partes durante todo o processo e, exatamente por todos esses motivos, essas relações tendem a contar com contratos mais longos.
Mercado b2b
Um estudo da Frost & Sullivan, uma empresa norte americana especialista em consultoria e inteligência de mercado, estima que até 2020 o mercado de ecommerce B2B chegue a cifras acima dos $6 trilhões de dólares em todo o mundo. Já no Brasil, o Sebrae calcula que existam mais de 6,5 milhões de empresas que atuam com o ecommerce B2B.
Desta maneira, fica mais fácil compreender o enorme potencial deste mercado. Vale lembrar que empresas que possuam uma loja física podem criar lojas virtuais sem que um modelo crie uma disputa com o outro.
Fizemos um artigo sobre “Lojas Virtuais: Aliada ou inimiga da sua loja física”, onde explicamos um pouco melhor sobre esta afirmação.
O que é uma plataforma ecommerce b2b?
Uma vez entendida a importância de um ecommerce para empresas que desejam trabalhar com B2B, é preciso, em primeiro lugar, contratar uma plataforma ecommerce B2B e é exatamente sobre isso que falaremos agora.
A Plataforma ecommerce B2B é um sistema desenhado para auxiliar o comércio eletrônico entre duas empresas. Em geral, independente do fornecedor ou desenvolvedor, o sistema possui um ambiente desenhado para utilização dos clientes (chamado de Front-End) e outro usado para administração no negócio em si (o chamado Back-End).
Essa plataforma possibilita que as empresas cadastrem seus clientes e assim controlem suas vendas, cadastre sua tabela de preços, cadastre possíveis descontos padronizados, impostos, créditos e toda e qualquer ação que possa envolver o processo de uma venda.
Vale ressaltar que uma plataforma especialmente desenvolvida para o mercado B2C não atende as necessidades do mercado B2B. Em geral, formas de pagamento, rotinas de contabilidade, impostos e outras questões, fazem dos dois mercados completamente distintos, impossibilitando a utilização de um mesmo modelo de plataforma para ambos os casos.
Como funciona a plataforma ecommerce b2b?
Com relação às funcionalidades de uma plataforma ecommerce B2B, é claro, depende bastante de fornecedor para fornecedor, por isso, vale uma intensa pesquisa antes de escolher aquela com o qual irá trabalhar.
Agora, independente disso, as plataformas possuem algumas características que são mais comuns ou mais utilizadas.
Veja, quando uma empresa opta por vender apenas para outras empresas, não são poucos os casos em que as condições comerciais são distintas. Em outras palavras, empresas vendedoras podem oferecer melhores preços, prazos ou conceder benefícios para clientes mais antigos e bons pagadores. Por outro lado, podem também enrijecer negociações com clientes que costumam atrasar pagamentos.
Por isso, plataformas B2B devem possuir maior flexibilidade e atender essas diferenças de cliente para cliente. Em geral, elas permitem que sejam criadas tabelas de preços diferentes de acordo com o perfil do cliente, descontos, prazos para pagamento, prazo de entrega e quaisquer outras customizações que se mostrem necessárias no decorrer da negociação.
Outro ponto de atenção diz respeito à tributação. No Brasil, possuímos diferentes cálculos para impostos dependendo de operações, estados e assim por diante, logo, a plataforma precisa estar preparada para esse tipo de operação.
Por fim, mas ainda mais importante, é fundamental que a plataforma tenha algumas integrações essenciais. Integrações podem facilitar o processo de vendas e de pagamento. Diminuindo os obstáculos enfrentados pelos clientes, aumentam as vendas e, consequentemente, o faturamento.
Esperamos ter esclarecido um pouco mais sobre uma plataforma ecommerce B2B. Agora, caso precise de mais alguma informação, fique atento aos próximos artigos ou fale com um dos nossos consultores.