Fazer a gestão de franquias online é uma das tarefas mais complicadas para empresários que optam por esse modelo de atuação para o seu negócio. Para se ter uma ideia do grau de dificuldade, basta imaginar a complexidade de controlar um ponto de venda e multiplicar pelo número de franquias que serão trabalhadas.
E antes mesmo de explicarmos como fazer a gestão de franquias virtuais é preciso explicar quão promissor é este modelo de operações. As franquias virtuais foram responsáveis por mais de R$ 40 bilhões de reais em todo o mundo no ano de 2015 e a expectativa é de que esses números só aumentem nos próximos anos.
A explicação para tamanho crescimento está na internet! O aumento do número de franquias virtuais está diretamente ligado ao crescimento da internet e das interações dos usuários com as lojas. Hoje, antes de fazer uma compra, o cliente pesquisa, em geral, em diversos sites diferentes procurando aquele que melhor atenderá suas expectativas, que podem envolver preços, prazo de entrega, formas de pagamento e assim por diante.
É importante ressaltar ainda que essa pesquisa realizada pelos usuários também está cada vez mais fácil e instantânea uma vez que o smartphones se popularizaram e viabilizaram um contato ainda maior com a internet.
O que são franquias online?
Em negócios físicos, uma franquia é quando um empresário compra uma licença para usar uma marca e suas tecnologias para realizar a venda de produtos ou mesmo a prestação de serviços. Em geral, esse tipo de negociação é firmado por um contrato onde o franqueador oferece ao franqueado os direitos de imagem e afins mediante certas condições.
Um modelo de franquia virtual não é diferente. Também existe a utilização da marca e de tecnologias na venda de produtos e serviços, também existe a uma negociação firmada através de um contrato e, tanto franqueado quanto franqueador, contam com direitos e deveres específicos. A única diferença é que a loja é inteiramente virtual, ou seja, realizada através da internet.
Quais as vantagens das franquias online?
Com relação às vantagens de uma franquia online podemos citar, de primeira, como a maior delas, para o franqueado, é o custo!
Num primeiro momento, especialmente se comparada com franquias de lojas físicas, o custo da implementação das franquias é bem mais baixo. Existem franquias, por exemplo, que exigem o valor inicial de aproximadamente R$ 3.000,00, o que pode ser considerado um custo bastante baixo se considerarmos o fato de estar abrindo uma loja.
O segundo ponto que oferece maior vantagem a esse modelo de lojas virtuais é o fato do franqueado não ter a preocupação com o pagamento de taxas de royalties e publicidade, fatores que são de responsabilidade do franqueador. É importante entender que o franqueado paga sim por estas taxas, entretanto, o valor deve ser trabalhado pelo franqueador. Parte dessa questão provém da terceira vantagem deste modelo de negócio que é o fato desta ser uma estrutura que busca a facilidade e a agilidade, ou seja, o franqueador está sempre em busca de processos que diminuam a burocracia e melhore a estrutura para seus franqueados, fazendo com pensem, na maior parte do tempo, em vendas.
Já para o franqueador, podemos citar como a maior vantagem o crescimento do seu negócio, tanto financeiramente dizendo, quanto no que diz respeito ao fortalecimento de sua marca. Veja abaixo as principais vantagens para uma loja virtual conte com franquias:
- O negócio cresce já que contará com mais unidades sem que seja preciso investimento do franqueador;
- Aumento nos ganhos uma vez passar a receber recursos provenientes de terceiros;
- Consolidação da marca, com a ajuda dos esforços dos franqueados;
- Mais tempo para aprimorar processos e produtos, enquanto os franqueados estão realizando a maior parte das vendas;
- Ajuda para o crescimento do negócio, já que franqueados tendem a ser entusiastas que procurar prosperar;
- Menores custos, já que cada franqueado arca com os custos de sua loja.
Logística de distribuição
Segundo o SEBRAE, a logística de distribuição das franquias virtuais é um dos, se não o maior fator de atenção, afinal, este é o setor que pode ditar o fracasso da franquia, implicando, inclusive, no aumento do preço dos produtos.
Portanto, o maior desafio do franqueador é justamente, estabelecer um processo de distribuição que seja eficiente e confiável. Vale lembrar que problemas com a entrega de produtos são os maiores causadores de reclamações por parte de clientes.
E vale lembrar que, assim como o jeito de comprar mudou, o jeito de reclamar também, sendo assim, problemas enfrentados por clientes atualmente tomam uma gigante proporção em um prazo muito curto de tempo, afetando consideravelmente a reputação da marca, independentemente da franquia em que a compra foi realizada. Atualmente, para muitos clientes, o que vale mesmo é a rapidez com que recebe seus pedidos
A logística pode variar bastante de empresa para empresa, principalmente se considerarmos os diversos tipos de produtos disponíveis no mercado. Não podemos ignorar, as necessidades especiais no processo logístico de produtos perecíveis, por exemplo.
Sendo assim, o franqueador deve primar pelo padrão de qualidade da sua marca e exercer algum controle sobre a qualidade oferecida por suas franquias, assim, oferecer ferramentas e um processo bem estabelecido para o setor logístico é fundamental.
Plano de marketing
Quando falamos em marketing precisamos ampliar um pouco o campo de visão do franqueador...isso porque a sua primeira venda realizada através do marketing é para o próprio franqueado, que escolheu sua marca dentre tantas outras por acreditar que aquela marca possui valor e credibilidade, além de valer o seu investimento financeiro, de tempo e de esforços.
Depois disso, o marketing caminha para uma nova etapa, onde passa a contar com os franqueados na busca pelo aumento das vendas e da sua notoriedade. Veja, é importante ressaltar que os planos de marketing são decididos pelo franqueador, entretanto, se não agradar, ou atender aos interesses dos franqueados, dificilmente dará certo, podendo, inclusive, desmotivar os gestores das franquias.
Por isso, é aconselhado que exista uma comunicação bilateral, onde o franqueador entenda as necessidades das suas franquias e opte por campanhas baseadas exatamente nestas características. Vale lembrar que nesse tipo de negócio existe um Fundo de Propaganda que consiste numa contribuição que o franqueado paga ao franqueador exatamente para este fim.
Estrutura para gestão de franquias online
Durante todo este artigo deixamos claro o quão importante é o controle, especialmente do sistema logístico. Por isso, a base da estrutura para a gestão de franquias é contar com um software de gestão, o chamado ERP (Enterprise Resource Planning).
O ERP é um sistema que possibilita ao franqueador manter controle, principalmente, do estoque e do resultado apresentado por cada uma de suas franquias.
Com o ERP, o franqueador cadastra as franquias em seu sistema e consegue acompanhar os níveis de estoque de cada um deles, possibilitando o envio de novas demandas antes mesmo que o franqueado fique sem produtos para vender.
Além disso, o sistema ainda oferece relatórios que possibilitam ao franqueador acompanhar o desempenho de suas franquias para que possa planejar campanhas de marketing especificas ou outras ações que visem a melhora da franquia em questão.
O ERP ainda oferece seu sistema através de módulos, o que permite ao empreendedor escolher com quais deseja trabalhar. Com isso, o franqueador pode realizar uma melhor gestão, não só das franquias, mas também de seu próprio negócio.
Veja alguns dos principais módulos existentes no ERP:
- Compras
- Estoque
- Produção
- Fiscal / contábil
- Comercial
- Faturamento
- Financeiro
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