Skip to content

O que é Just in Time e como esse conceito pode ser o seu diferencial competitivo!

O sistema Just in Time foi desenvolvido para criar um ambiente produtivo pautado na eliminação de desperdícios, com o intuito de melhorar os processos de produção, a posição competitiva da empresa e os fatores relacionados à velocidade, qualidade e preço dos produtos. Mas você sabe exatamente o que é Just in Time?

Também conhecido pela sigla JIT, trata-se de um conjunto de técnicas de administração da produção, cujo objetivo é produzir somente conforme a demanda, reduzindo custos de estoque e derivados deste processo. Mas não é só isso. O Just in Time é considerado também uma filosofia que inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, projeto do produto e organização do trabalho.

No artigo de hoje, você vai aprender o que é o Just in Time e descobrir como este modelo pode ajudar sua empresa a reduzir custos de produção. Vamos lá?

História do Just in Time

No Japão, em meados da década de 70, a Toyota Motor Company desenvolveu o Just in Time, um sistema de administração capaz de coordenar a produção com a demanda de veículos de modelos e cores diferentes, e isso tudo com o mínimo de atraso.

O Just in Time é o principal pilar de muitas fábricas, especialmente as de carros. Esse sistema de produzir a partir da demanda, ou seja, produzir somente os itens necessários, na quantidade e na hora certa, ficou conhecido no Ocidente como sistema Kanban. É este o nome dado aos cartões usados para autorizar a produção e a movimentação de itens no processo produtivo.

Nas fábricas onde o Just in Time é implantado, o estoque de matérias-primas é o menor possível –  suficiente para poucas horas de produção. Os fornecedores devem ser treinados e capacitados para fazer entregas de lotes menores, na frequência desejada.

Definição de Just in Time

Just in Time é um termo inglês, cuja tradução é “no momento certo”. Trata-se de um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes do “momento certo”. É um conceito relacionado a produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria-prima, e só depois fabricá-lo ou montá-lo.

Neste sistema, não existe estoque parado. Isso porque o produto ou matéria-prima chega ao local de utilização somente no momento exato da produção ou montagem.

O que é Just in Time na prática

Uma característica importante do Just in Time é que ele trabalha com a produção “puxada”, ou seja, o material só é solicitado se realmente existir a necessidade de sua utilização.

Isso influencia diretamente na redução do desperdício. Ao contrário dos sistemas comuns, onde são aceitáveis certos níveis de refugos, tempo de setup e quebras de máquinas como normas de processo, o Just in Time questiona a melhoria das características do processo. Se alguma dessas coisas acontece, o JIT quer saber o porquê. Neste modelo, os estoques são reduzidos justamente para se localizar e resolver os problemas, resultando em uma nova visão de administração da produção e uma nova maneira de enfrentar os problemas.

Processo Just in Time

Um dos principais objetivos do Just in Time é a melhoria contínua do processo produtivo através de um mecanismo de redução dos estoques (que tendem a camuflar problemas).

Seus objetivos essenciais envolvem a qualidade e a flexibilidade do processo. É uma filosofia que se diferencia da abordagem tradicional de administrar a produção, a partir das seguintes características:

  • Estoques são tidos como prejudiciais por ocuparem espaço e representarem altos investimentos de capital, além de esconderem ineficiências do processo produtivo, como problemas de qualidade, tempo elevado de preparação de máquina para troca de produtos e falta de confiabilidade dos equipamentos;
  • Redução dos lotes de fabricação através da redução do tempo de preparação de equipamentos;
  • Eliminação de erros (não os considera como inevitáveis);
  • Ênfase no fluxo de materiais e não na maximização da utilização da capacidade;
  • Ênfase na ordem e limpeza da fábrica como pré-requisitos fundamentais para o atingimento dos objetivos pretendidos.

Vantagens e desvantagens do Just in Time

Veja algumas das vantagens do sistema Just in Time:

Aumento da qualidade do produto

Um dos objetivos do sistema é evitar que os defeitos ocorram ao longo do fluxo de produção. Busca-se as causas dos problemas e das soluções que as eliminem definitivamente.

Flexibilidade

O sistema Just in Time aumenta a flexibilidade de resposta pela redução do tempo envolvido no processo. Através da manutenção de estoques baixos, um modelo de produto pode ser mudado mais facilmente.

Velocidade

A flexibilidade, o baixo nível de estoques e a redução do Lead Time (ou  tempo de aprovisionamento) contribuem para que o ciclo de produção seja curto, e o fluxo mais rápido. Além disso, a prática de diferenciação dos produtos na montagem final permite entregá-los prazos mais curtos. O Lead Time é o tempo decorrido entre a chegada de um pedido efetuado por um cliente até que este pedido seja entregue. Este é um dos conceitos mais importantes da logística, devendo ser levado em consideração em todas as atividades, pois está associado ao custo da operação.

Confiabilidade

A confiabilidade das entregas também é ampliada através da ênfase na manutenção preventiva e na flexibilidade do processo. O sistema Just in Time permite a identificação rápida dos problemas que poderiam comprometer a confiabilidade, e dessa forma, torna-se mais fácil resolvê-los imediatamente.

Veja agora quais as desvantagens do Just in Time:

Necessidade de demanda estável

Neste sistema, é preciso ter uma demanda estável para balancear o fluxo, o que sabemos não ser possível pelas oscilações do mercado.

Complicação com variedade de produtos

Muita variedade de produtos tende a complicar o roteiro de produção.

Risco de interrupção da produção

Há ainda o risco de interrupção da produção por falta de estoque, aliado a problemas de gestão de mão de obra, como greves (tanto na fábrica como nos fornecedores).

Cases de empresas que usam o Just in Time

Conforme sua origem, o primeiro case do Just in Time se deu na Toyota Motor Company. O seu sistema de produção é formado por quatro regras:

  1. Todo trabalho deve ser altamente especificado no seu conteúdo, sequência, tempo e resultado;
  2. Toda relação cliente-fornecedor deve ser direta, com um canal definido e claro para enviar pedidos e receber respostas;
  3. O fluxo de trabalho e processo para todos os produtos e serviços deve ser simples e direto;
  4. As melhorias devem ser feitas pelo método científico, sob a coordenação de um orientador, e no nível mais baixo da organização.

A Dell, empresa americana de hardware de computador dos Estados Unidos, é outra organização que utiliza o sistema Just in Time. O conceito é bastante simples. A empresa só fabrica computadores que já foram encomendados.

Os clientes fazem suas compras através do site da Dell, telefone ou por meio de compras corporativas. Com base nessas ordens, a Dell tem três dias no máximo para fabricar os computadores.

Como implementar o Just in Time

Para implementar o Just in Time em sua empresa, é preciso reavaliar todo o seu processo de produção. Isso demanda tempo e investimentos em melhorias técnicas e em treinamento da equipe. Desse modo, o trabalho deve favorecer a comunicação entre os setores produtivos e o trabalho em equipe. Também é fundamental estabelecer metas e procedimentos de avaliação de desempenho.

Para aplicar o modelo Just in Time em sua empresa, você pode seguir os seguintes passos:

  • Antes de mais nada, repense toda a produção, com o intuito de responder aos pedidos dos clientes com eficácia. A fábrica deve responder aos altos padrões de qualidade, evitar tempos de espera e responder rapidamente a alterações na produção;
  • Forme a equipe de produção. Este ponto é essencial para que a implementação do Just in Time a empresa funcione. O objetivo é treinar o pessoal a funcionar segundo novos moldes, com novos objetivos e segundo novas regras;
  • Colabore com os fornecedores. Eles são peça chave na metodologia do Just in Time. É preciso estabelecer novas relações com eles para que possam ofertar as quantidades necessárias de matérias-primas ou produtos semi-acabados, com elevada qualidade, no tempo certo;
  • Colabore com os clientes: Também é útil que os clientes possam colaborar com a empresa para que a relação com eles funcione no modelo de Just in Time. Além disso, é sempre vantajoso vender a mensagem aos clientes sobre o aumento de qualidade;
  • Altere o sistema de produção para os novos moldes. Toda a organização da empresa deve ser modificada para funcionar com o Just in Time, ou seja, o trabalho de gestão de estoques de produtos finais ou intermediários deixa de fazer sentido. Desse modo, a empresa pode realocar estes funcionários para a realização de outras tarefas;
  • O planejamento deixará de ser feito em função de projeções de vendas e passará a ser efetuado com base em encomendas concretas.

Esperamos que este artigo tenha tirado suas dúvidas sobre o que é Just in Time. Se você já implementou este modelo em sua empresa, compartilhe conosco os resultados e qual a sua experiência, deixando seu comentário logo abaixo.

E não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber informações relevantes para a sua gestão empresarial!

Novos conteúdos

Categorias

– Convidados
– Gestão de Negócios
– Gestão de Serviço
– Gestão Industrial
– Gestão para atacadista e distribuidor
– Gestão Varejista
– Inovações
– Legislação
– Marketing e Vendas
– Materiais Gratuitos
– Soluções complementares

Mais inteligência e mais crescimento para o seu negócio

Suporte completo com um software na nuvem para sua empresa alavancar resultados.