Se você já elaborou o seu plano de negócios e estruturou a concepção da sua empresa, certamente deverá pensar também em como fazer uma tabela de preços adequada. Uma das maiores dificuldades dos empreendedores é precificar seus produtos ou serviços. Realmente essa não é uma tarefa simples: o valor deve ser justo e ao mesmo tempo, competitivo.
Mas a simples adoção de tabelas, sem uma completa metodologia de precificação, pode não ser o suficiente. Por isso, precificar o seu produto ou serviço pressupõe, antes de tudo, utilizar uma sistemática de custos e de formação do preço de venda.
Para ajudá-lo nesta etapa, vamos explicar como fazer uma tabela de preços. Acompanhe o artigo!
1. Como fazer uma tabela de preços
O primeiro passo é fazer as contas. A precisão do seu cálculo irá definir o preço que você cobrará pelo seu produto ou serviço. Esse é um dos fatores que determinam o sucesso e crescimento da sua empresa. Se preço cobrado não estiver correto, você terá prejuízo e poderá amargar grandes perdas a longo prazo.
Essencialmente, o cálculo se baseia nos custos e despesas, objetivando o lucro. Entretanto, também é importante levar em consideração o valor praticado pelo mercado e a atratividade desse valor aos clientes. Tudo isso deve ser considerado em conjunto para se chegar a uma conta justa.
2. A importância da tabela de preços
Mesmo sendo um trabalho engenhoso, é fundamental calcular os custos do seu produto ou serviço. E torna-se ainda mais complexo quando tratamos de gastos indiretos, como por exemplo, água e energia elétrica.
É necessário considerar as despesas fixas e os custos variáveis. Vale lembrar que:
- Despesas fixas são os gastos relacionados à estrutura da sua empresa, tais como aluguel, energia, água, salários, etc.
- Custos variáveis são todos os gastos relacionados ao seu produto ou serviço, como comissões, embalagens, impostos diretos de venda, etc.
Faça uma gestão completa que reúna tanto os custos quanto o valor agregado de cada produto ou serviço para encontrar sua lucratividade real.
3. Principais fatores que devem influenciar a sua tabela de preços
Para calcular o preço de venda, foque em chegar a uma tabela de preços que cubra todos os custos referentes ao produto ou serviço. Sem esquecer que você ainda deverá obter lucro e uma parcela para investimento.
Desse modo, a fórmula será:
CUSTOS + DESPESAS + LUCROS = PREÇO DE VENDA
Se você oferece serviços, é importante conhecer sua capacidade produtiva. Nesse caso, o valor será calculado sobre o tempo que ele leva para ser executado. Ao saber o número de horas de serviços que sua empresa consegue prestar mensalmente, você saberá também o quanto cobrar por cada serviço.
Já no caso de produtos, o cálculo se baseia no valor investido para sua obtenção e também no faturamento previsto da sua empresa. Disponibilizamos para você uma ferramenta gratuita que vai ajudá-lo fazer este cálculo.
É importante também que você considere em sua tabela de preços uma margem de negociação. Isso porque, muitas vezes, o cliente quer negociar o preço, e você precisa estar preparado. Mas atenção: isso não significa que você deve aumentar seu preço para depois dizer que baixou. Trabalhe com ganhos de escala: se o cliente pedir acima de um número “x” de produtos ou serviços, você poderá cobrar menos.
4. Demanda x Oferta
Na economia a Lei da Oferta e da Procura (ou Demanda) descreve o comportamento predominante dos consumidores na aquisição de produtos e serviços em um determinado período. Quando a oferta é maior que a procura ou demanda, o preço deste produto ou serviço tende a cair. Por outro lado, quando a demanda supera a oferta, o preço tende a subir. A estabilização da relação entre a oferta e a demanda leva a uma estabilização do preço.
A oferta está atrelada ao preço, quantidade, tecnologia utilizada na fabricação do produto, etc. Já a procura é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra.
Apesar do que pode parecer inicialmente, o comportamento do consumidor não é influenciado apenas pelo preço. Existem outros elementos de que devem ser considerados, tais como:
- Disponibilidade dos serviços (concorrência);
- Desejos e necessidades do consumidor;
- Poder de compra;
- Produtos complementares ou substitutos no mercado.
Da mesma forma que a oferta exerce uma influência sobre a procura dos consumidores, a frequência com que as pessoas buscam determinados produtos também pode aumentar e diminuir os preços dos produtos e serviços.
A economia possui três questões básicas que norteiam todas as empresas:
- O que produzir?
- Como produzir?
- Para quem produzir?
As respostas a estas perguntas fazem com que cada empresa saiba que produtos deverão ser produzidos, seus métodos para produção e quem será o seu público-alvo.
5. Peça aos vendedores para que utilizem as tabelas de preço atualizadas
Ao criar tabelas de preços, é preciso decidir quais produtos, equipes e fluxos de trabalho você vai usar. A estrutura de sua tabela de preços depende da organização dos seus esforços de vendas e das regras de negócios.
Seus produtos ou serviços podem pertencer a várias tabelas de preços diferentes. Os vendedores devem utilizar as tabelas de preço atualizadas, especialmente porque o mesmo produto pode ser vendido a preços distinto, dependendo da tabela selecionada ao iniciar o processo de criação de uma proposta.
Ao montar tabelas de preços, você precisará considerar quais equipes e produtos devem ser adicionados a elas. Isso vai depender muito da organização das suas equipes de vendas.
Criando uma tabela de preços, você tem a opção de adicionar um fluxo de trabalho. Dessa forma, os vendedores que usam a tabela de preços estão sujeitos às regras definidas no fluxo de trabalho, como por exemplo, a exigência de aprovação por parte do gestor antes de uma proposta ser efetivada.
6. Modelo de tabela de preços
Pensando em simplificar sua vida, nós preparamos para você uma planilha completa e totalmente gratuita, que vai ajudá-lo a definir os custos dos seus produtos, determinar sua capacidade produtiva e descobrir qual é o melhor preço de vendas.
Nessa ferramenta, você vai encontrar:
- Formação de preços
- Tabela de preços de mercadorias
Faça o download gratuito! É só clicar aqui!
7. Atenção: diferenças entre a tabela de preços em um Sistema de Gestão Empresarial e em uma planilha Excel
A tabela de preços em uma planilha Excel poderá ajudá-lo enquanto sua empresa está no início e suas atividades não são muito complexas. Entretanto, se você planeja crescer (e temos certeza de que este é o seu objetivo), você precisará de um software de gestão.
O Sistema de Gestão Empresarial, também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning) permite a personalização de diferentes tabelas de preços, de acordo com a política de vendas de sua empresa, calculando automaticamente um percentual de margem de lucro sobre o preço de custo de cada produto, baseado no valor da compra. Ou seja, você pode vender o mesmo produto por diversos preços diferentes.
Em cada tabela de preços, é possível definir a porcentagem de lucro sobre o valor do custo do produto, além da comissão a ser paga ao vendedor. E você ainda pode reduzir seus custos de uma maneira geral, automatizando processos internos, adequando melhor o seu controle de estoque e profissionalizando sua gestão.
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