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Como fazer uma tabela de preços

Se você já elaborou o seu plano de negócios e estruturou a concepção da sua empresa, certamente deverá pensar também em como fazer uma tabela de preços adequada. Uma das maiores dificuldades dos empreendedores é precificar seus produtos ou serviços. Realmente essa não é uma tarefa simples: o valor deve ser justo e ao mesmo tempo, competitivo.

Mas a simples adoção de tabelas, sem uma completa metodologia de precificação, pode não ser o suficiente. Por isso, precificar o seu produto ou serviço pressupõe, antes de tudo, utilizar uma sistemática de custos e de formação do preço de venda.

Para ajudá-lo nesta etapa, vamos explicar como fazer uma tabela de preços. Acompanhe o artigo!

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1. Como fazer uma tabela de preços

O primeiro passo é fazer as contas. A precisão do seu cálculo irá definir o preço que você cobrará pelo seu produto ou serviço. Esse é um dos fatores que determinam o sucesso e crescimento da sua empresa. Se preço cobrado não estiver correto, você terá prejuízo e poderá amargar grandes perdas a longo prazo.

Essencialmente, o cálculo se baseia nos custos e despesas, objetivando o lucro. Entretanto, também é importante levar em consideração o valor praticado pelo mercado e a atratividade desse valor aos clientes. Tudo isso deve ser considerado em conjunto para se chegar a uma conta justa.

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2. A importância da tabela de preços

Mesmo sendo um trabalho engenhoso, é fundamental calcular os custos do seu produto ou serviço. E torna-se ainda mais complexo quando tratamos de gastos indiretos, como por exemplo, água e energia elétrica.

É necessário considerar as despesas fixas e os custos variáveis. Vale lembrar que:

  • Despesas fixas são os gastos relacionados à estrutura da sua empresa, tais como aluguel, energia, água, salários, etc.
  • Custos variáveis são todos os gastos relacionados ao seu produto ou serviço, como comissões, embalagens, impostos diretos de venda, etc.

Faça uma gestão completa que reúna tanto os custos quanto o valor agregado de cada produto ou serviço para encontrar sua lucratividade real.

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3. Principais fatores que devem influenciar a sua tabela de preços

Para calcular o preço de venda, foque em chegar a uma tabela de preços que cubra todos os custos referentes ao produto ou serviço. Sem esquecer que você ainda deverá obter lucro e uma parcela para investimento.

Desse modo, a fórmula será:

CUSTOS + DESPESAS + LUCROS = PREÇO DE VENDA

Se você oferece serviços, é importante conhecer sua capacidade produtiva. Nesse caso, o valor será calculado sobre o tempo que ele leva para ser executado. Ao saber o número de horas de serviços que sua empresa consegue prestar mensalmente, você saberá também o quanto cobrar por cada serviço.

Já no caso de produtos, o cálculo se baseia no valor investido para sua obtenção e também no faturamento previsto da sua empresa. Disponibilizamos para você uma ferramenta gratuita que vai ajudá-lo fazer este cálculo.

É importante também que você considere em sua tabela de preços uma margem de negociação. Isso porque, muitas vezes, o cliente quer negociar o preço, e você precisa estar preparado. Mas atenção: isso não significa que você deve aumentar seu preço para depois dizer que baixou. Trabalhe com ganhos de escala: se o cliente pedir acima de um número “x” de produtos ou serviços, você poderá cobrar menos.

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4. Demanda x Oferta

Na economia a Lei da Oferta e da Procura (ou Demanda) descreve o comportamento predominante dos consumidores na aquisição de produtos e serviços em um determinado período. Quando a oferta é maior que a procura ou demanda, o preço deste produto ou serviço tende a cair. Por outro lado, quando a demanda supera a oferta, o preço tende a subir. A estabilização da relação entre a oferta e a demanda leva a uma estabilização do preço.

A oferta está atrelada ao preço, quantidade, tecnologia utilizada na fabricação do produto, etc. Já a procura é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra.

Apesar do que pode parecer inicialmente, o comportamento do consumidor não é influenciado apenas pelo preço. Existem outros elementos de que devem ser considerados, tais como:

  • Disponibilidade dos serviços (concorrência);
  • Desejos e necessidades do consumidor;
  • Poder de compra;
  • Produtos complementares ou substitutos no mercado.

Da mesma forma que a oferta exerce uma influência sobre a procura dos consumidores, a frequência com que as pessoas buscam determinados produtos também pode aumentar e diminuir os preços dos produtos e serviços.

A economia possui três questões básicas que norteiam todas as empresas:

  1. O que produzir?
  2. Como produzir?
  3. Para quem produzir?

As respostas a estas perguntas fazem com que cada empresa saiba que produtos deverão ser produzidos, seus métodos para produção e quem será o seu público-alvo.

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5. Peça aos vendedores para que utilizem as tabelas de preço atualizadas

Ao criar tabelas de preços, é preciso decidir quais produtos, equipes e fluxos de trabalho você vai usar. A estrutura de sua tabela de preços depende da organização dos seus esforços de vendas e das regras de negócios.

Seus produtos ou serviços podem pertencer a várias tabelas de preços diferentes. Os vendedores devem utilizar as tabelas de preço atualizadas, especialmente porque o mesmo produto pode ser vendido a preços distinto, dependendo da tabela selecionada ao iniciar o processo de criação de uma proposta.

Ao montar tabelas de preços, você precisará considerar quais equipes e produtos devem ser adicionados a elas. Isso vai depender muito da organização das suas equipes de vendas.

Criando uma tabela de preços, você tem a opção de adicionar um fluxo de trabalho. Dessa forma, os vendedores que usam a tabela de preços estão sujeitos às regras definidas no fluxo de trabalho, como por exemplo, a exigência de aprovação por parte do gestor antes de uma proposta ser efetivada.

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6. Modelo de tabela de preços

Pensando em simplificar sua vida, nós preparamos para você uma planilha completa e totalmente gratuita, que vai ajudá-lo a definir os custos dos seus produtos, determinar sua capacidade produtiva e descobrir qual é o melhor preço de vendas.

Nessa ferramenta, você vai encontrar:

  • Formação de preços
  • Tabela de preços de mercadorias

Faça o download gratuito! É só clicar aqui!

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7. Atenção: diferenças entre a tabela de preços em um Sistema de Gestão Empresarial e em uma planilha Excel

A tabela de preços em uma planilha Excel poderá ajudá-lo enquanto sua empresa está no início e suas atividades não são muito complexas. Entretanto, se você planeja crescer (e temos certeza de que este é o seu objetivo), você precisará de um software de gestão.

O Sistema de Gestão Empresarial, também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning) permite a personalização de diferentes tabelas de preços, de acordo com a política de vendas de sua empresa, calculando automaticamente um percentual de margem de lucro sobre o preço de custo de cada produto, baseado no valor da compra. Ou seja, você pode vender o mesmo produto por diversos preços diferentes.

Em cada tabela de preços, é possível definir a porcentagem de lucro sobre o valor do custo do produto, além da comissão a ser paga ao vendedor. E você ainda pode reduzir seus custos de uma maneira geral, automatizando processos internos, adequando melhor o seu controle de estoque e profissionalizando sua gestão.

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