Nós sabemos o quanto é difícil optar por uma estratégia de vendas online, quando tudo na internet está em constante transformação, inclusive os hábitos de compra. Você nunca sabe o que vai funcionar melhor para sua empresa, até que você teste. Isso se aplica também às suas estratégias de desempenho, porque há sempre espaço para melhorias.
Testar é a única maneira de descobrir o que funciona – e o que é indiferente – em seu e-commerce, e essa é a melhor maneira de aumentar as suas vendas online. Se você testar apenas uma das dicas que vamos sugerir, verá na prática como isso é verdade, especialmente quando começar a ver uma melhoria significativa em suas vendas. Vamos lá?
1: Para ampliar suas vendas online, foque em um produto ou serviço em sua home page
Você vende uma série de produtos ou serviços em seu site, e muitos deles aparecem logo na primeira página? Experimente dar ênfase ao produto que você mais vende.
Isso porque, na internet, tudo gira em torno do foco. Se em vez de tentar agradar a todos os que visitam seu site oferecendo uma ampla gama de produtos com o mínimo de detalhe sobre cada um deles, você oferecer apenas um produto na primeira página – ou um conjunto de produtos relacionados – poderá se concentrar em seus benefícios.
Claro, a única maneira de saber com certeza se isso vai funcionar com o seu público-alvo, é fazendo o teste. Evidencie o seu principal produto na primeira página do seu e-commerce. Depois de uma ou duas semanas, verifique se houve aumento de suas vendas.
2: Reposicione o seu opt-in para construir uma lista de assinantes
O opt-in é a ferramenta que recolhe os endereços de e-mail dos seus clientes, criando uma lista que lhe permite manter contato regular com seus assinantes, dando acesso à construção de relações de confiança e lealdade, e consequentemente, à venda dos seus produtos ou serviços para essas pessoas.
Mas você sabia que a maneira como o opt-in aparece em seu site pode ter um enorme impacto sobre quantos assinantes você atrairá?
Coloque o opt-in em uma posição proeminente em sua página (o canto superior esquerdo de uma página é onde os olhos dos visitantes são atraídos pela primeira vez). Use-o em todas a páginas – quanto mais oportunidades de inscrição você fornecer, mais assinantes terá!
3: Adicione impacto às suas promoções com hover ads (anúncios flutuantes)!
Todos nós estamos familiarizados com pop-ups: são as pequenas janelas contendo uma oferta especial ou outras informações que, por vezes, surgem quando você visita um website. Quer você ame ou odeie, os pop-ups têm sido uma ferramenta de marketing muito útil, há anos. No entanto, como uma porcentagem de usuários de internet não gosta deles, algumas empresas desenvolveram um software de bloqueio de pop-up.
Claro, os usuários de internet são habilitados a escolher se querem ou não que os pop-ups sejam exibidos. No entanto, grande parte desses softwares bloqueiam automaticamente os pop-ups, ou seja, os visitantes perdem informações valiosas, que poderiam beneficiá-los.
Mas podemos contar com outra ferramenta, que permite usar anúncios que se comportam como pop-ups, mas que não são pop-ups – para que eles não fiquem bloqueados. Estamos falando dos “hover ads”, ou anúncios flutuantes. Eles são eficazes porque incluem informações importantes, como o seu opt-in de oferta ou uma promoção especial por tempo limitado, e surgem na frente da página, saltando aos olhos dos visitantes.
4: Demonstre a credibilidade do seu produto ou serviço – e aumente a confiança dos seus visitantes
É vital que o seu argumento de vendas afirme a credibilidade do seu produto ou serviço: é através deste processo que os visitantes passam a confiar em você e a sentirem-se confortáveis o suficiente para comprar em sua loja virtual. Existem várias maneiras para fazer isso de forma eficaz, mas vamos falar sobre duas das mais rápidas e mais fáceis aqui.
Uma das melhores maneiras de mostrar sua credibilidade é incluir depoimentos de clientes em seu site. Pode ser um trecho de e-mail de clientes satisfeitos, que expressam como o seu produto ou serviço ajudou a resolver algum problema em particular. Um depoimento de cliente que indica como seu produto o beneficiou é extremamente eficaz para transferir credibilidade ao seu produto ou serviço.
Você também pode reforçar a sua credibilidade através da descrição de alguma experiência e informação sobre sua qualificação para resolver o problema do seu público-alvo. Resumindo, seu objetivo deve ser convencer os visitantes de que você é a melhor pessoa para oferecer-lhes a solução para seus problemas.
5: Tenha senso de urgência – e convença os visitantes de que eles precisam comprar agora!
É muito importante incutir um senso de urgência em seus visitantes, convidando-os a comprar agora. O melhor lugar para fazer isso é no final da sua página, perto da chamada à ação (call to action – CTA), onde você chama o cliente para a ação da compra. Aqui estão algumas das maneiras mais eficazes para criar um senso de urgência para vendas online:
- Ofereça um desconto por tempo limitado, onde os visitantes devem comprar antes de uma certa data, a fim de se qualificarem para o desconto;
- Ofereça bônus adicionais para os visitantes que comprarem dentro de um determinado período de tempo;
- Ofereça apenas uma quantidade limitada de seus produtos ou serviços;
- Ofereça uma quantidade limitada de bônus.
6: Demonstre a qualidade do seu produto através das imagens
As imagens dos seus produtos no site são o equivalente a uma vitrine de loja física: são elas que levarão os compradores a visitar e comprar em sua loja virtual.
Use imagens qualidade, com alta resolução, de ângulos distintos, evidenciando o que é o produto e sua funcionalidade. Lembre-se que o comprador não tem a oportunidade de ver o produto pessoalmente, daí a importância que as imagens adquirem no processo de vendas. Apresentar o produto da melhor forma possível fará com que seus visitantes se sintam melhor informados e façam a compra.
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